Capa » Passeando em São Paulo » Instituto Butantan

Instituto Butantan

O Instituto Butantan, vinculado a Secretaria da Saúde de São Paulo, foi criado em 1901, com o objetivo de produzir o soro contra a peste bubônica, que assolava o porto de Santos desde 1899.

Seu primeiro diretor foi Vital Brasil, que fazia pesquisa sobre serpentes e venenos, iniciou a produção do soro antiofídico e com isso tornou o instituto internacionalmente reconhecido.

Hoje em dia, reconhecido como um dos maiores centros de estudo da biomedicina, é o produtor de mais de 90% das vacinas utilizadas no país.

Está localizado num parque muito bonito e é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo.  O parque abriga, ainda, o Museu Biológico, com acervo de animais vivos, serpentes, escorpiões, anfíbios, peixes e insetos, uma alegria para a garotada; o Museu de Microbiologia, expondo o mundo dos micróbios e bactérias. Aproximando a ciência e o público; o Museu Histórico, com a mostra de objetos antigos, utilizados nas pesquisas e produção de soros e vacinas; o Museu de Rua, localizado na alameda principal, entre os prédios, com painéis contando a trajetória do instituto; o Serpentário que desde 1912 permite ao público a observação de serpentes da fauna brasileira (antigamente era lá que se realizavam as extrações de veneno) e o Macacário, que abriga macacos que foram utilizados, no passado, para estudos de medicina.

Existem outras peculiaridades do parque e do Instituto que podem ser vistas no site: http://www.butantan.gov.br/home

Lá, você pode verificar os horários de visitação e toda a história importante desse Instituto.

Veja algumas fotos da nossa última visita, realizada em julho de 2012.

área externa
Área externa
Museu de Rua
Museu de Rua

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Roteiro de Charme pelos Jardins em São Paulo

Recebi essas informações e dicas de um roteiro de charme pelos Jardins e achei bacana …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *