Capa » Dicas de viagem e Lifestyle » O que levar na bagagem de mão

O que levar na bagagem de mão

Tenho certeza que sempre que você vai viajar, surge aquela dúvida do que pode levar na bagagem de mão.  Quem viaja, seja sozinho ou com criança, sempre tem algum item que levanta uma dúvida.  Esse post tenta esclarecer essas dúvidas e ele foi elaborado, de acordo com as determinações legais vigentes e com ajuda das informações contidas no site da Infraero.

A bagagem de mão, que é aquela que você leva na cabine, não é registrada, ok e é de sua inteira responsabilidade.  De acordo com os órgãos de regulamentação, essa bagagem não pode exceder aos 115 cm – isso inclui, rodas, alças, bolsos e todas as medidas da sua mala e deve pesar até 5Kgs. A regulamentação está aqui – Portaria 676/GC-5/13/11/2000 e IATA Passenger Services – Recomendação 1749.

images
foto – vaivoando.com.br

Faz parte, também, da bagagem de mão: uma bolsa ou maleta que possa ser colocado embaixo do assento ou, então, no compartimento próprio do avião, um casaco, máquina fotográfica, computador, material de leitura.

Para crianças de até dois anos, o permitido é a alimentação para consumo durante a viagem (isso inclui  mamadeiras e alimentos infantis industrializados) e uma bolsa com seus pertences.

Passageiros incapacitados podem levar – muletas, aparelhos ortopédicos, cadeiras de rodas desmontável que é colocada no porão, no momento do embarque na aeronave

Muitos funcionários das Cias Aéreas fazem, às vezes, vista grossa para essa bagagem e muitos passageiros entram nos aviões lotados de coisas – mala, bolsa, sacolas etc.  Não esqueça que outros passageiros também podem/devem usar o compartimento para bagagem e que você tem apenas duas mãos.  Já vi, porém, em embarque internacional, em outro país, funcionários recolhendo bolsas e malas fora dos padrões estabelecidos e excessos e colocando no porão da aeronave.

São permitidos líquidos em frascos de até 100 mls.  Então, coloque seus shampoos e outros cosméticos líquidos dentro da sua bagagem que será despachada, pois eles, literalmente, jogam tudo fora na hora de você passar pelo Raio X. No embarque internacional coloque todos os itens líquidos dentro um saquinho plástico transparente.

 liquidos

Os itens comprados no Free Shop serão acondicionados em sacolas e entregues ao passageiro, muitas vezes, na porta do embarque.  Aqui no Brasil, saímos com as mercadorias na mão.

Sobre os medicamentos, falamos deles neste post: Medicamentos – o que levar na viagem. Lá tem informações, inclusive sobre medicamentos para diabéticos.

Dicas de amiga:

1.  Leve na sua bolsa e deixe perto de você os itens que mais utiliza, nada pior o que pessoas abrindo e fechando os compartimentos de bagagem para retirar alguma coisa.  Ahhh, ia me esquecendo, tem coisa pior sim…..  Lembra que eu falei que pessoas levam o mundo como bagagem de mão?  Então, pior é esses compartimentos sendo abertos, principalmente à noite, o barulho e as coisas caindo em cima de você!!!! Imaginou???

2. Identifique sua mala, mesmo que seja bagagem de mão, é importante.

identificaao de bagagem

3. Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade.  No aeroporto se alguém lhe pedir ajuda, chame um funcionário.  Apesar de ninguém trazer escrito quem é na testa, não custa ficar atento!!!

4. Leve seus objetos de valor na sua bagagem de mão, nunca despache computadores, jóias, filmadoras, celulares.

5.Objetos cortantes ou perfurantes, como tesouras, canivetes, só podem voar na bagagem despachada.

Boa viagem!!!!

Gostou do post??  Tem alguma história ou curiosidade sobre bagagem de mão?? Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!!

 

 

 

 

 

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Motorhome da Cruise America em Kissimmee

Em julho de 2017 nós fizemos uma viagem num motorhome da Cruise America de Kissimmee, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *