Você está aqui: Capa » Dicas de viagem » Medicamentos – O que levar na viagem

Medicamentos – O que levar na viagem

Muitas pessoas perguntam e querem saber o que pode/ deve levar de medicamentos na viagem.  Eu costumo levar, sempre, meus medicamentos habituais.  Nos Estados Unidos, conheço vários medicamentos, que podem ser adquiridos sem receita – para dor, febre, tosse, alergia, enjôo.  Quando fui para a Europa, levei uma necessaire recheada, porque não sabia se era fácil comprar remédios por lá e graças a Deus não precisei usar!!!

Lembre-se que seu organismo já está acostumada com a medicação que você sempre usa e então, não custa levar.  Não pode esquecer, também, dos seus medicamentos de uso continuado.  Muitos deles não são vendidos sem receita em outros países e você pode ficar sem!!!!!

Para quem me perguntou, por e-mail, sobre os medicamentos, segue uma listinha básica, daqueles remédios que temos em casa e que costumamos usar, no caso de uma dor de cabeça, muscular, etc.  Use essa lista para fazer um check list, quando estiver providenciando a sua bagagem, ok!

- analgésico (leve, inclusive, alguns na sua bagagem de mão);

- anti inflamatório (verifique com seu médico qual a melhor opção);

- anti térmico e termômetro;

- remédios para alergia;

- descongestionante nasal;

- pastilhas para garganta;

- colírio;

- relaxante muscular;

- remédios contra azia;

- antissépticos e curativos;

-  pomadas para picada de inseto e repelente;

- pomada para assadura;

- pomada contra dores musculares;

- pomada antisséptica;

- pomada para afta;

- xarope para a tosse;

- remédio contra enjôo (esse, leve também, na bagagem de mão).

- os asmáticos não devem esquecer as suas bombinhas, ok!!!!

Eu sempre consulto o pediatra do meu filho e levo uma dose de antibiótico.  Existem medicamentos de ação mais generalizada, mesmo levando, fale antes com o médico de sua confiança sobre os sintomas, para saber sobre a necessidade e objetividade do medicamento. Nunca precisei usar e não que eu dê remédios deliberadamente, mas como ele é cheio de alergias, eu prefiro não arriscar com um medicamento novo.  Mas, no caso do acidente em que fomos parar no hospital, toda a medicação utilizada foi conversada antes conosco.  Eles fizeram uma entrevista sobre o estado de saúde dele e deram as medicações indicadas.

Fique atento com as medicações de uso continuado e tarjadas, pois é aconselhável levar as receitas médicas de indicação, sob pena de ter, inclusive, sua medicação apreendida. O mesmo vale para o antibiótico, ok!

Alguns países exigem uma vacinação específica, consulte sempre informações sobre o destino e algumas vacinas precisam ser tomadas num prazo mínimo antes do embarque.  Atenção!!!!

Outra coisa importante é fazer um seguro de saúde.  Atendimento médico sempre é caro e a gente nunca sabe quando é que vai precisar e, ainda, temos que contar que em alguns países, principalmente os Europeus, exigem o tal seguro logo na imigração.

Agora, o mais importante de tudo: NÃO DÊ OU TOME MEDICAMENTO SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA. CONSULTE SEU MÉDICO SEMPRE!

Leia esse artigo do site do Dr. Drauzio Varella sobre MEDICAÇÃO EM VIAGENS

Se você ou alguém da sua família é diabético e quer saber como fazer com a sua medicação leia AQUI e AQUI

Gostou do post?? Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!!!

Sobre Debora Godoy Segnini

Nascida em São Paulo, onde vive, mãe, esposa, funcionária pública, blogueira, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

6 comentários

  1. Olá Débora,
    Gostaria de saber se podemos levar normalmente, sem receita ou bula, apenas na embalagem (cartela) que vem dentro da caixa, medicamentos como analgésicos e pílula anticoncepcional, na bagagem de mão?!
    Aproveito a oportunidade, fugindo um pouco do assunto, para perguntar sobre alimentos: devemos trazê-los na bagagem de mão ou na despachada? Me refiro na volta dos estados unidos, trazendo aquelas guloseimas que eles vendem nos supermercados!!!
    Desde já te agradeço.

    • Debora Godoy Segnini

      Olá Alessandra, tudo bem? para medicamentos controlados é melhor levar a receita. Esses remédios para dor de cabeça e pílula levo sempre na minha necessaire, nunca tive problemas. Os líquidos são mais complicados e medicamentos controlados (tarjados), principalmente, os de traja preta. Quanto aos alimentos, eu sempre trago M&M, chocolates, corantes/ massas de biscoito e coloco tudo na bagagem despachada. Meu filho às vezes coloca coisa na mochila, como bolachas e outros alimentos e também nunca tivemos problemas. Realmente, aquelas guloseimas são irresistíveis né!!! Um abraço

      • Siiim! E tem várias coisas que pararam de vender aqui e lá ainda vendem, como biscoito Foffy (totalmente minha infância)!!!!!!!!!!! Nhamiii! kkkkk Com certeza irei trazer alguns (estou indo em dezembro)
        Obrigada pelas dicas, viu? Prestativa como sempre…
        Beijinhos!

        • Debora Godoy Segnini

          Oi Alessandra. É um prazer poder ajudar! Depois quero saber dessas guloseimas!!!!!……. Uma abraço

  2. Michelle Alves

    Uso remédio controlado e vamos passar 1 ano na Inglaterra. Como faço p adquirir essa medicação lá? É necessário levar relatório do médico daqui p conseguir receita, ou com receita brasileira posso comprar lá? Obrigada..

    • Debora Godoy Segnini

      Olá Michelle, tudo bem? Olha, difícil te dizer, porque pode ser que não tenha a medicação lá e fora do Brasil, a venda de medicação controlada é bem diferente. Não seria melhor você levar a medicação?? Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top