Capa » Destinos de viagem » Brasil » Bahia » A Vila da Praia do Forte – Como chegar e Gastronomia

A Vila da Praia do Forte – Como chegar e Gastronomia

Ficamos hospedados na Pousada Casa do Forte – falei dela AQUI, que ficava a metros da Vila da Praia do Forte, seu comércio, entretenimento e sua excelente gastronomia.

A Vila da Praia do Forte, uma antiga vila de pescadores, é o “point” do litoral.  Cheia de charme, lojas transadas, artesanato local, muitos restaurantes e hospeda, ainda, o Projeto Tamar e o Instituto da Baleia Jubarte. Pertinho, existem alguns passeios, a partir da Vila que são muito legais e podem ser feitos com quadriciclos e buggy.  Falarei deles, mais adiante.

O local é super gostoso.  Um shorts, camiseta ou um vestido bem fresquinho, chinelo ou rasteirinha são o suficiente para você se sentir mais do que à vontade durante sua estadia. E deixe a bolsa em casa!!!!!! Senta-se à vontade e de férias, mesmo!!!

Para chegar lá, se você tiver chegado em Salvador de avião, levará 50 minutos desde o aeroporto, distante 60 km. De carro, tem que ir pela BA-099, sentido Norte, pela Estrada do Coco. As pousadas indicam transfers ou, então, você pode acertar com um taxista.  Nós combinamos com um taxista que foi nos buscar no aeroporto e nos levou até a Praia do Forte.  Super pontual, carros ótimos, limpos.  Para entrar em contato com o Valdécio e equipe, mande um e-mail para: contato@praiadofortetaxiespecial.com.br.

Uma outra alternativa é o ônibus, que passa, também, pelo aeroporto. Viação Expresso Linha Verde (71-3460-2050).

Para se locomover pela Vila, em que tudo é pertinho, mas se você tiver restrições, crianças ou estiver cansado, pode usar os bicitaxis ou tuk-tuk para andar ali por perto.  Para ir a outras praias, afastadas, necessário pegar um taxi. Como disse o André, o motorista do nosso bicitaxi, tem que usar o transporte mais ecológico e, de quebra, você faz um pouco de exercício, ajudando a pedalar!!!! As corridas ficam em torno de R$15 a R$20 dependendo de onde você parte, até a Praia do Lord, onde há piscinas naturais.

Transporte na Praia do Forte

Na Vila está a Capela de São Francisco de Assis, um dos principais cartões postais de lá e fica bem pertinho do Projeto Tamar que não pode deixar de ser visitado.  Falarei dele em breve também.

Igreja de São Francisco na Praia do ForteProjeto Tamar Praia do Forte

A Vila é charmosa, tem muitas lojinhas cheias de artesanato local, roupas, artigos em palha, chapéus, pusleiras e brincos lindos…. ai ai ai!!!! Tem até brinquedos de madeira para as crianças brincarem.

A Vila da Praia do ForteA Vila da Praia do Forte1

Além de tudo isso, a vila oferece uma gastronomia de respeito aos seus visitantes. São muitos bares, restaurantes e sorveterias, cheios de opções. Há creperias, tapiocaria (será isso??), sorveterias, botecos, risoterias, restaurantes ilatianos, um deles bem fino e específicos em culinária local….  Muitas opções para todos os bolsos e vontade.

Na parte da Gastronomia, fui viajar para a Praia do Forte com uma listinha enumerando vários restaurantes e no final das contas, olha só no que deu!!!!!

Visitamos a Obá Moquecaria – especializada em moquecas e outras iguarias baianas.  De respeito viu!!!  Pedimos de entrada uma casquinha de siri que veio numa cumbuquinha de argila, imitando a casca mesmo do siri e junto, uma farofinha de manteiga dos Deuses….  Depois, veio a moqueca de siri catado com camarão – prato para dois que serviu três.  Show de bola…..  Claro que não coube a sobremesa……  O ambiente do restaurante é num primeiro andar, em cima de uma creperia e da farmácia, isso quer dizer, que tem que subir uma escada, mas lá em cima é bem fresquinho e o atendimento é rápido e atencioso. Mas o bom é que eles tem menu infantil.

Oba Moquecaria Praia do ForteOba Moquecaria Praia do Forte 1

Um outro endereço que fomos foi no Bar do Souza – super “in”,  pop diria.  Música ao vivo, ao ar livre total, árvores, atendimento meio lento, mas cordial.  Lá experimentamos o tal e tão falado bolinho de peixe.  Bom viu!!!!  De verdade!!!! Experimentamos, também, o pastel de siri, muito bom!!!  Mas o melhor, para mim, pelo menos, foi a pimenta……  Nos olhos!!!  Estava eu distraída com o celular e coloquei o meu copo em cima da colher da pimenta, jogando uma colheradinha de uma super pimenta baiana DENTRO DOS MEUS OLHOS!!!!!  Fiquei cega por um momento e senti na pele aquela história da pimenta nos olhos dos outros é refresco……  Marido me levou para o banheiro e uma boa alma segurava a torneira aberta enquanto eu jogava água no rosto e perguntava pra ela: vai passar????  E aos prantos!!!  Mas, passado o perrengue, voltei e continuamos ali mesmo, ouvindo um bom som e comendo nossos quitutes, sem antes, porém, tirar a pimenta da mesa.  Então, cuidado, a pimenta é forte!!!!!

Souza Bar Praia do Forte

Numa das noites, quer dizer, depois dos jantares, pegávamos uma tapioquinha básica de sobremesa, na Casa da Farinha.  Bem no meio da Vila, fica a Casa da Farinha, onde quatro baianas fazem deliciosas tapiocas. Uma cobra, duas preparam no tacho e uma outra dá assistência e trabalha com a goma. São feitas tapiocas, no forno à lenha, doces e salgadas e você pode escolher, de um, dois ou até três sabores.  Uma refeição baratinha!!!! (ó, o merchand gratuíto….).

Casa da Farinha Praia do Forte

Estivemos no Terreiro Baiano, um dos restaurantes mais premiados da Vila e lá experimentamos a Moqueca.  Boa também. Super bem servida e um prato para duas pessoas serviu três tranquilamente.  Eu não poderia deixar de experimentar um dos sucos mais badalados do restaurante que é o suco de Jabuticaba – bom demais!!!!  O Terreiro Bahia tem ambiente interno e externo.  Escolhemos o interno, mas achei meio quente e abafado lá dentro.  Fica a dica – não ter ar condicionado e então, escolha ficar do lado de fora, ok!  O cardápio do Terreiro é bem variado e não é um restaurante só de peixes.

Terreiro Bahia Praia do Forte

Experimentamos o restaurante da pousada Casa do Forte, onde estávamos hospedados, num dos nossos almoços e aprovamos com nota 10! Pedimos lula a dorê e moqueca de Polvo. Outra coisa que quero ressaltar é que os sucos feitos no bar da pousada eram ótimos. Como meu filho ama manga, pedia vários sucos e todos vinham aveludados, na mesma textura e deliciosos.

Moqueca de Polva Pousada Casa do Forte

Há outros bons restaurantes na Vila e você pode ver tudo AQUI. E nossas aventuras gastronômicas não ficaram só nisso não, teve uma degustação de acarajés na praia, mas isso em conto em outro post!!!!!  😉

Ahhh  e já ia me esquecendo……  Indico e muito a sorveteria Doce Gelato, um sorvete muito bom, que era nosso companheiro na ida e na volta dos nossos passeios!!!!  São várias geladeira, vários sabores, inclusive diet e de todas as frutas da região.  Fica a dica!!!

Doce Gelato Praia do Forte

Gostou do post?? Tem dicas?? Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!!

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Guia de Restaurantes de Orlando

É com muita alegria que apresento a vocês o Guia de Restaurantes de Orlando – …

2 comentários

  1. Hummm!! Adorei 🙂
    Praia do Forte é uma delícia mesmo. Como sou de Salvador, vou sempre com minha família para lá. O pequeno ama. Da próxima vez que vier, almoce em Zequinha, moquecas, ensopadas ou comidinha tipo carne, arroz e feijão, pois é caseiro e delicioso. Para jantar, recomendo o Café do Forte, com comida boa e uma fantástica seleção musical, já que o dono é louco por música e tem muito bom gosto.
    beijos
    Priscila

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      Olá Priscila, tudo bem? Obrigada pelas dicas e pela visita. Dicas anotadas. Quero voltar um dia e, com certeza, vou experimentar. Um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *