Capa » Destinos de viagem » Brasil » Bahia » Passeio ao Castelo Garcia D’Avila e Reserva Sapiranga

Passeio ao Castelo Garcia D’Avila e Reserva Sapiranga

Logo que cheguei na Praia do Forte, fui atrás do passeio que se faz até a Reserva Sapiranga. Tinha lido sobre ela e esta bem entusiasmada.  A reserva fica pertinho da Praia do Forte, distante apenas alguns quilometros e o passeio pode ser feito à pé por uma das 7 trilhas existentes, de bicicletas, buggy, à cavalo ou de quadriciclo. Nós optamos por fazer o passeio de buggy, por ser mais acessível financeiramente, pois estávamos em três. Combinamos nosso passeio com a empresa Portomar e saímos da vila para o início do passeio num jipe e lá tomamos nosso transporte, uma buggy dirijido pelo Adjan.  Um motorista super bacana e que conhecia cada pequeno detalhe do passeio.

Buggy e Caminho

Primeiro fomos ao Castelo Garcia D’Avila, considerado a sede do maior latifundio do mundo e Patrimônio Nacional, foi construído em 1551 e é a única construção das Américas com estilo medieval,  Lá, além das ruínas da construção que foi feita com areia, conchas e concreto há uma capela muito bonita, que está sendo toda restaurada.  A Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Castelo Garcia Davila Praia do ForteCapela Castelo Garcia Davila

Antes de chegar ao Castelo, você passa por um espaço onde estão expostas peças encontradas nas ruínas, uma maquete e painéis informativos que contam um pouco da história do local.

Castelo Garcia Davila PaineisMaquete Castelo Garcia Davila

Nos jardins do castelo, muitas árvores nativas da Mata Atlântica e o que chama mais atenção é a figueira de mais de 100 anos, onde, embaixo delas são realizados até casamentos.  Disse o nosso guia, que os casais que a tocam vivem juntos para sempre….  Claro que eu mais do que depressa toquei na árvore junto com o maridex né!!!  Melhor prevenir!!!!

Arvores da Mata AtlanticaFigueira Castelo Garcia DavilaFigueira Castelo Garcia Davila 1

Das grandes janelas do Castelo, você tem a vista do mar…..  E que vista!!!!!

A vista das janelas Castelo Garcia DavilaCastelo Garcia Davila 1Castelo Garcia Davila 2

Infelizmente, nem um monumento histórico é poupado do vandalismo….. Isso está nas paredes tombadas do Castelo.

Castelo Garcia Davila Depredação

Saindo de lá, fomos diretamente para a reserva, por um caminho muito agradável, super arborizado, habitado em algumas áreas. Nossa primeira parada foi para visitar o Projeto Floresta Sustentável, pelo que vi, patrocinado pela Petrobrás, cujo objetivo é cultivar, manter e replantar árvores nativas da Mata Atlântica e praticar a educação ambiental, ensinando várias coisas relacionadas à sustentabilidade  para as pessoas da região.

Reserva SapirangaReserva Sapiranga 1

Basicamente no projeto há salas de reuniões/ palestras, onde são ministradas aulas de orientação ambiental, cuidados com a mata, etc. Há um mini laboratório/ biblioteca, com livros e exemplares de animais da mata nativa conservados em formol. Há, também, uma pequena loja de artesanato feito com materiais recicláveis.  São brincos, anéis, chaveiros,  sacolas, tudo feito de materiais recicláveis e pelas pessoas que ali trabalham.

Animais no Projeto Sustentavelartesanato Projeto Sustentavel

Quando chegamos e estacionamos o buggy, vi muito movimento nas árvores, logo pensei que pudesse ser uma preguiça Real  – um dos animais que pode ser visto por lá –  mas na saída vimos muitos micos fofos pulando pelas árvores.  Eles são espertos e muito curiosos e chegam pertinho da gente. A preguiça ficou devendo……

Mico Reserva SApirqanga

Dalí, partimos pela trilha mais famosa da reserva, a Gamboa, até o Rio Pojuca. O caminho é uma delícia.  Chegando lá você encontra um lugar tão calmo, tranquilo e pode aproveitar para relaxar e tomar um banho para se refrescar.  No local há um bar bem simples, onde eles vendem água, refrigerante e salgadinhos. (Pipols, se forem até lá e comprarem alguma coisa, deixem os resíduos no lixo, ok!  – encontrei latinhas de refrigerante jogadas na mata – que triste). Há outras trilhas que seguem para outros rios que passam ali na reserva, mas isso você tem que combinar antes com o seu guia.  A reserva é extensa e tem muita coisa para ver. Lá pudemos conhecer uma folha “lixa”.  Juro que dá até para lixar a unha com a tal, de tão grosseira que ela é!!!!

Mapa da Reserva SapirangaReserva SApiranga 2Rio Pojuca Reserva SApirangaRio Pojuca 1

Depois de um banho refrescante, seguimos numa pequena trilha à pé e fomos para um manguezal.  Lá, muitos caranguejos, num ambiente único e lamacento e chegando bem no meio dele, pudemos ver muitos caranguejos enormes por ali. E quando perceberam nossa presença se esconderam em buracos enormes (ui….).  O ambiente é meio tenebroso, sabe….   Umas árvores todas contorcidas, raios de sol passando pelas copas das árvores…  Meu filho amou o passeio!!!!!

Seguimos um pouco mais e fomos até uma nascente, antes, porém, passando por uma ponte que era uma tábua – mais uma mini aventura – as crianças gostam!!!  Ali conhecemos o dendê e sua árvore.

Manguezal Reserva SapirangaManguezal Reserva Sapiranga 2

Voltamos para o nosso buggy e fizemos o caminho contrário até nossa trilha inicial.

Se gostamos do passeio???  Sim e quando voltarmos a Praia do Forte, queremos fazê-lo novamente, mas para outras bandas, pois a reserva tem muito para oferecer em termos de passeio.

Não esqueça de levar – protetor solar, boné, repelente, sua máquina e bom humor, para encarar as trilhas.  O passeio não é perigoso e pode ser realizado por crianças maiores de 3 anos.

Há mais de uma empresa na Praia do Forte que realiza esse passeio.  Fizemos pela Portomar e pagamos em jan/2014 R$ 200,00 os três.

Gostou do post?? Tem alguma dica?? Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!!

 

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Passeio de Volta a Ilha em Morro de São Paulo

Escolhendo o que fazer logo marquei como favorito o Passeio de Volta a Ilha em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *