Capa » Destinos de viagem » Brasil » Bahia » A Gastronomia do Morro de São Paulo

A Gastronomia do Morro de São Paulo

Hoje vou contar um pouco sobre a gastronomia do Morro de São Paulo.  A ilha é cheio de cantinhos e de coisinhas para comer.  Tem desde pizzaria (para os paulistanos) até alta gastronomia em restaurantes das pousadas.

Cada lugar tem seu charme (ou não)  e a culinária por lá, gira em torno de pratos com ingredientes do mar, mas em todos os restaurantes há opções com carnes vermelhas e frango, ok!

Nós experimentamos alguns restaurantes e outras guloseimas que vou contar pra vocês aqui.

Restaurante SambaSS Lounge Beach Café – localizado na Segunda Praia, o restaurante é bem bacana.  Você se senta na praia, em mesas com poltronas bem confortáveis, iluminadas por velas e cobertas por guarda-sois, à noite há música ao vivo e eles servem vários tipos de peixes e combinados. O restaurante fica anexo a pousada e eu gostei bastante do sabor. Durante o dia o atendimento é feito, também, na praia.  Pedimos um vermelho com frutos do mar grelhado, arroz, legumes (uma caponata de beringela) e purê de batatas para meu garoto.  Não sobrou nada.  Estava ótimo!!!!

SambaSS Lounge Morro de Sao Paulo

El Sitio do Luis Restaurante – localizado bem no começo da vila de Morro – o restaurante é simples (econômico)  e ele serve, basicamente, crepes com salada ou com fritas. Os crepes são super bem servidos e bem recheados.  Almoçamos por lá um dia e gostamos bastante da escolha.  Antes de você sair do restaurante, pode deixar seu nome grafado na parede.  Todo dia 31/12 eles pintam e começa tudo de novo no dia 01/01.  Meu filho adorou!!!!  Pedimos crepe misto (queijo e presunto).

El Sitio do Luis Morro de Sao Paulo

Restaurante da Pousada Minha Louca Paixão – quem leu o post da Praia do Forte sabe que apresentamos a moqueca lá para nosso filho e, a partir de então, começou a saga da moqueca.  Na segunda noite decidimos comer no restaurante da pousada.  Já tinha ótimas indicações de lá, porém acho que não escolhemos o melhor dia. O restaurante é o mesmo onde tomavamos nosso café da manhã, com vista para o mar e uma brisa super agradável à noite.  Um ventinho gostoso e refrescante.  Mas, a comida deixou a desejar – pedimos moqueca de polvo e ele veio super borrachudo, meio duro e não passou no controle de qualidade alimentar da família. Assim que nos sentamos pedimos duas caipirinhas que chegaram quando estávamos na metade do prato e detalhe, nós perguntamos sobre elas mais de uma vez antes do prato chegar e quando ele chegou também……  Não gostei do atendimento – muito desleixado, infelizmente. Mas essa foi a nossa experiência, pois já li alguns relatos de que o restaurante é bom, então…… Tenho que contar, certo!

Moqueca de Polvo Minha Louca Paixao

Restaurante do Guido em Boipeba – excelente e nota 10!  Considerando que a pessoa cozinha num fogão à lenha, a beira mar, não tem explicação como aquela comida é boa.  As mesas são dispostas embaixo das árvores e você escolhe o seu menu – há vários tipos de lagosta – com manteiga, na casca, fora dela, no abacaxi, grelhada; camarão, peixe….. se quiser, tudo vem acompanhado de arroz, feijão e farofa.  Foi assim que pedimos – pensa – arroz, feijão e lagosta (hahahahaha).  Eles cozinham tudo ali, cortam os ingredientes e fazem tudo com muito, mas muito sabor. Eles tem refrigerante, água de coco, cerveja – tudo geladinho, ok!!!  Para frequentar o restaurante do Guido você tem que ir de barco ou acertar com os buggys um passeio até Boipeba, para provar essas delícias.

Restaurante do Guido em Morro de Sao Paulo

Bar Flutuante das Piscinas Naturais – no meio do mar havia um barquinho……  e no barquinho várias bebidas, dentre elas caipirinhas e drinks.  É bem bom e refrescante – só não esqueça de devolver o copo para colocar no lixo e não jogar dejetos no mar, ok galera!!!!!

Bar das Piscinas Flutuantes

Restaurante Flutuante em XXX  – um lugar bem bacaninha, que você só chega de barco ou por algum tour que te leva pelo meio da ilha e onde você pode comer ostras in natura ou gratinadas – deliciosas – com orégano e palmito, caranguejos e outros tipos de peixe que eles preparam na hora.  Eles tem vários viveiros de ostras e fazem cortininhas com as cascas que sobram por lá!!!  Achei bem bacana.

Restaurante Flutuante Rei da Tainha Morro de Sao PauloRestaurante Flutuandte Rei da Tainha Morro de Sao Paulo

Pizzaria Mercedes – esse restaurante também fica bem no começo da Vila, quase em frente ao El Sitio acima descrito.   pizzaria (coisa de paulista!!!!), com pizzas super saborosas.  Você escolhe pequena de 4 pedaços ou grande com 8 e eles fazem de dois sabores.  Há pizzas salgadas e doces.  E são muito bem feitas e recheadas.  Massa fina, bem assadinha e o restaurante fica ali, pertinho do burburinho da Vila.  Muito bom!!! Não me lembro do nome dos sabores que pedimos, desculpem!!!

Pizzaria Mercedes Morro de Sao Paulo

Bar das Piscinas na Quarta Praia – um bar cheio de história, há tempos por ali….  Uma enorme construção toda em madeira, vários quiosques para se sentar à sombra, apreciando o mar e as piscinas naturais da Quarta Praia.  Pronto!!!  São vários tipos de porção/petiscos, saladas, sanduíches e pratos. Tudo isso pode ser acompanhado de sucos, refrigerantes, cervejas, água de coco bem geladinha ou um drink!!!!  Tá bom assim!!!!????? Pedimos pastel, coco, cerveja e um “coco loko”.

Bar das Piscinas Quarta Praia Morro de Sso Paulo

Restaurante Pimenta Rosa – localizado na Quarta Praia, bem ao lado do Bar das Piscinas, o Pimenta Rosa é charmosinho demais.  Acho que foi o que mais gostei (nem tinha pensado nisso até escrever esse post!).  Mesas e cadeiras de madeira, à beira mar, com cobertura 0 escondido do sol e comida com ótimo sabor.  Os sucos são servidos em jarrinhas (dá uns dois copos e meio cada uma), tem menu infantil – muito bom, vários tipos de porções/ petiscos e deliciosos pratos – muito bem servidos.  Pedimos pastéis de queijo coalho e camarão de entrada, peixe na folha de bananeira e risoto de frutos do mar.  Foi suficiente para os três (mas também já estávamos vindo de petiscar em outro local).

Restaurante Pimenta Rosa Morro de Sao PauloRestaurante Pimenta Rosa Morro de Sao Paulo1

Restaurante da Pousada Vila das Pedras – localizado na Segunda Praia, um ótimo lugar para uma refeição.  O hotel não é pé na areia, mas a brisa do mar faz parte da refeição.  Comemos do lado de fora, perto do bar.  Fomos super bem atendidos. A única coisa que incomodou um pouco foi que estava muito escuro e não enxergavamos direito as coisas no cardápio.  Pedimos ao garçom uma indicação e ele foi certeiro no nosso gosto.  A comida veio rápido e bem feita.  Super saborosa.  Escolhemos lula à dore e como prato principal camarões e lagosta com arroz com passas e coco.  Divino.

Restraurante Vila das Pedras Morro de Sao Paulo

Na hora de ir embora, demos uma passadinha no restaurante da Pousada Solar das Artes para uma refeição leve.  O restaurante é pequeno, mas bem charmoso e bem no início da Vila, ao lado do El Sitio do Luis e em frente a Pizzaria Mercades (dá bem para se localizar né!!!!). Tem mesas internas e externas. No menu, sanduíches, tortas, saladas e bons pratos. Marido ficou com um sanduíche e eu e o filhote com torta de frango sem salada.  Muito boa!!!  Indico e recomendo. Destaque para o suco de frutas – bem servido e feito com frutas fresquinhas!!

Em nenhum dos restaurantes rolou sobremesa….  Deu pra ver né.  Os pratos foram sempre muito bem servidos e então faltava espaço para o doce.  Porém, nas caminhadas e ida e volta pela vila, sempre dávamos uma paradinha nas sorveterias (acredito que só mude o nome, porque o sabor do sorvete era o mesmo) para dar uma refrescada.  Meu filho gostou do sorvete de mamão – pasmem!!!  Mas era bom viu!!!!  Experimentamos outros sabores e todos eram muito gostosinhos.  Há conservadoras de sorvete nos supermercados e uma loja da Kibon no final da Segunda Praia.

Sorveterias do Morro de Sao Paulo

Gostou do post?? Tem dicas?? Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!

 

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Motorhome da Cruise America em Kissimmee

Em julho de 2017 nós fizemos uma viagem num motorhome da Cruise America de Kissimmee, …

10 comentários

  1. Ahhh lagosta do Guido!! Vale pela comida e pela experiência de comer naquela praia linda! Adorei o post. Sabe a pizza? Nós sempre comemos, não tem jeito, mesmo meio culpados…rs

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      hehehehe!!! Olá Elaine, tudo bem?? Que bom receber a sua visita!!!! Realmente, aquela lagosta deixou saudades……. E a pizza, os garotos foram contrariados, porque só queriam moqueca e no final, amaram!!!! Uma delícia mesmo!!!! Ainda vou falar mais do Guido no post do Passeio de Volta a Ilha!!!! Um beijo

  2. Obrigado pelas dicas, iremos para lá em inicio de ABRIL/2014.

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      Olá Marcos, obrigada pela visita!!!! Quando voltar, venha até aqui e conte pra nós como foi a sua viagem!!!! Boa viagem! Um abraço

  3. Ricardo Gobbi

    Adorei a matéria e valeu as dicas…
    Parabéns!

  4. Sensacional a lagosta do Guido.

  5. A lagosta do Guido e ótima , mas o melhor da ilha foi o Barolo , muito bom , na terceira praia , cantina italiana ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *