Capa » Destinos de viagem » Brasil » Bahia » As praias da Praia do Forte e suas piscinas naturais

As praias da Praia do Forte e suas piscinas naturais

Em todas as discussões sobre o destino, muito se fala sobre as praias da Praia do Forte.  Muita gente diz que as praias são calmas, mas com ondas violentas em alguns pontos.  Enfim, fui lá conferir.  Claro que em se falando de praia, sempre pensamos nos perigos que ela oferece ao nossos filhos, por exemplo, sem deixar de pensar, também, que estaremos num lugar lindo e paradisíaco desfrutando bons momentos durante as nossas férias.

Praia do Forte Piscinas Naturais

Eu visitei o destino no alto verão, época sem chuvas, praias calmas, embora não tenha ido até a praia do Papa Gente (a maior piscina natural da Praia do Forte) e visto o local onde se pratica do surf local. Nem era nosso objetivo e então, se você surfista estiver lendo este post, por favor, deixe suas impressões lá nos comentários e divida conosco essa parte da praia.

Piscinas Naturais Praia do Forte3

Como já contei, ficamos hospedados numa pousada sem praia, perto da Vila.  A praia próxima tinha muitos barcos e lanchas estacionados e preferimos ir buscar as tão faladas piscinas naturais da Praia do Forte.

Praia do Forte em frente a VilaPiscinas e Praia da Vila da Praia do Forte

Seguimos à pé, pela areia até a Praia do Lord.  O caminho é tranquilo, porque você vai parando e vendo os arrecifes de corais, alguns carangueijos, peixinhos nas pequenas poças que ficam entre as pedras, mas da Vila até lá são uns 700 metros e então, se você estiver com criança pequena, não aconselho esse percurso e sim, pegar um bicitaxi que te levará por outro caminho até lá, certo! Um dia fomos à pé e no outro de bicitaxi.  Para nós a diferença foi chegarmos mais rápido, porque andamos tranquilamente por lá.

Bicitaxi Praia do FOrte
O caminho percorrido pelo bicitaxi, até a praia do Lord
Caminho pela praia Praia do Forte
O caminho até a praia do Lord é tranquilo, mas a areia é fofa e se a maré estiver alta a passagem fica diminuida.

Piscinas Naturais de Praia do Forte

Uma coisa muito importante é observar a tábua das marés, para saber qual o horário em que a maré irá baixar para que você possa curtir e observar as belezas das piscinas naturais.

Piscinas Naturais Praia do Forte2

Durante o percurso, você encontrará vários pontos onde estão disponíveis guarda-sois, cadeiras, mascaras e snorkel para alugar.  Mas a Praia do Lord fica um pouco afastada e lá, há muitos guarda-sois e uma pequena estrutura de atendimento com água, cerveja, refrigerante, água de coco e outras coisinhas.

Chegando lá, você pode escolher um lugar para sentar.  Há guarda-sois maiores, outros menores e sempre duas cadeiras montadas por “barraca”.  É só chegar.  Observei que o preço, em média, é de R$5,00 para cada item, mas você pode tentar negociar, certo! 😉

Piscinas Naturais Praia do Forte5

No nosso primeiro dia na praia, quando chegamos, a maré estava baixa e baixando conforme passavam as horas.  Se você se distrair, de repente olha e vê uma infinidade de pedras – que são os arrecifes – e várias piscininhas pequenas e outras maiores, mais fundas, lotadas de peixinhos – bom para os pequenos que se divertem sem tantos perigos.

Piscinas Naturais da Praia do Forte6Piscinas Naturais Praia do Forte4

Porém, as pedras machucam os pés e cortam também.  Tem que tomar cuidados e usar uma papete ou aquela meia de windsurf para andar por elas.  Não aconselho chinelos, porque podem sair do seu pé.

Caminho até a praia do Lord

Já no segundo dia, a maré estava mais alta e demorou a baixar, mas não tirou a beleza e o proveito do nosso passeio.

Ali nessa praia, como já disse, há uma estrutura de bebidas e há também, algumas coisinhas para comer como porções de mini acarajé e queijo coalho na brasa.  Os acarajés vem desmontados – na bandeja vem os bolinhos e os recheios separados e cada um põe o que quer.  Meu filho que nunca quis comer um, comeu toda a nossa porção “degustação” (afinal, pedimos uma meia porção para experimentar) e depois dividiu a próxima conosco…… O queijo coalho é feito na hora e fica bem crocante.  Um petisco simples, mas super saboroso.

Comidinhas na Praia do Lord

Se você andar um pouco mais, aproximadamente uns 15 minutos, chega até as piscinas do Papa Gente.  Dizem que são maiores e mais profundas do que as da Praia do Lord, mas estavamos satisfeitos por ali nas que escolhemos e não fomos até lá……

Por do Sol na Praia do Forte
E o por do sol na praia da Vila é lindo!!!!

Gostou do post?? Tem dicas?? Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!

 

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Passeio de Volta a Ilha em Morro de São Paulo

Escolhendo o que fazer logo marquei como favorito o Passeio de Volta a Ilha em …

Um comentário

  1. Fiquei louca de vontade!
    Nunca acho botão pra compartilhar nesse teu blog!
    Bjokas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *