Capa » Destinos de viagem » Brasil » Bahia » Projeto Tamar – Praia do Forte

Projeto Tamar – Praia do Forte

Uma das atrações que eu queria ver de qualquer jeito era o Projeto – Tamar Praia do Forte. Eu queria muito conhecer o trabalho, porque nunca tinha ido antes e gostei muito de tudo que vi por ali.

Tamar Praia do FOrte
Logo no começo, já é cheio de curtição, sol, areia e painéis educativos
Projeto Tamar
Assim que você compra o ingresso, ganha um carimbo no braço para passar pela catraca

O Projeto Tamar funciona na Praia do Forte desde 1982, cuidando – protegendo e estudando –  as tartarugas marinhas e outros seres aquáticos, numa área de dez mil meros quadrados.  São vários tanques e aquários de água salgada, com várias espécies de animais.

Projeto Tamar Praia do Forte 1
O local oferece restaurante, banheiros limpos e muita diversão

Além do passeio ser bem agradável, ele é super instrutivo.  Há visitas orientadas e você vai seguindo o instrutor e ele explica, absolutamente, tudo sobre os animais de cada tanque e há, ainda, painéis informativos e fotográficos, ou seja, mesmo que você não faça uma visita guiada, dá para entender bem o que se passa por alí, pois há informações em todos os espaços tanto em português como em inglês. Há também salas com palestras e filmes sobre as atividades e animais protegidos pelo projeto.

Projeto Tamar Praia do FOrte 2
Visita orientada. Aqui o instrutor estava falando sobre algumas espécies e contando sobre o anzol circular

Projeto Tamar Praia do Forte 7

Numa das visitas orientadas, ouvi um biólogo ensinando sobre alguns peixes, seus costumes e suas defesas.  Falou do baiacú, da moreia e mostrou o anzol circular – resultado de muito estudo que veio para dificultar a pesca da tartaruga marinha e de outros peixes, no caso de pesca esportiva, por exemplo. É super interessante.  Se tiver interesse em entender melhor como funciona, veja AQUI.

Projeto Tamar Anzol CIrcular
Tecnologia do anzol circular

Todas as atividades do Projeto Tamar são realizadas com uma devida escala que está à disposição nos cronogramas espalhados pelo espaço  e além das visitas acima citadas, há monitores em pontos de encontro por todas as áreas.  Há diversos tipos de tanques e várias espécies diferentes de seres marinhos – tanque com tubarão, peixe Mero, tartarugas verdes, grandes tartarugas marinhas que vimos, inclusive a sua alimentação, tartaruguinhas pequenas, com pouquíssimos dias de vida, uma graça.

Projeto Tamar Praia do Forte 6
Durante a alimentação das tartarugas, muita gente fica em volta do tanque, pois todos querem ver como funciona. Abaixo, as tartaruguinhas com 3 dias de vida, em observação
Projeto Tamar Praia do Forte GPS teste
Tartaruga com GPS – em testes
Projeto Tamar Praia do Forte 3
O enorme peixe Mero e a tartaruga verde
Tubarão Praia do Forte Projeto Tamar
Em um dos tanques tem um tubarão lixa. As crianças se amontoam no momento de tocar nele!!!!

Os biólogos e veterinários que trabalham no Projeto monitoram, aproximadamente, 30 km da praia diariamente, cuidando para que nenhuma desova de tartaruga esteja em lugar de risco.  Se acharem algum dessa forma, eles transferem o ninho (ovos), para um lugar especial dentro do Projeto.  Lá, cada ninho fica cercado e quando eclodem, eles soltam durante a noite as tartarugas na praia.  Ao final de cada dia, quando há eclosão à noite, os biólogos verificam se alguma tartaruga ficou sem conseguir sair do ninho e fazem a soltura.  Um momento incrível.  Eles mexem no ninho, retiram as tartaruguinhas que não conseguiram sair de lá de dentro e as colocam na areia, soltando-as.  Confesso que foi um momento incrível para mim.  Nunca tinha visto e fiquei emocionada vendo as tartaruguinhas correndo na  direção das ondas, sendo levadas por elas e iniciar o novo Projeto – Luta pela Vida.

Nos ninhos adaptados, informações sobre a desova e as fase de incumbação
Projeto Tamar Praia do Forte Ninhos
Assim que eles reviram os ninhos e encontram as pequeninas, todos podem tocá-la
Projeto Tamar Praia do Forte Tartarugas na areia
O momento da soltura é incrível e muito emocionante!!!!
Projeto Tamar Praia do Forte Patinhas das Tartarugas
As pegadas da “luta pela vida”!!!!!!

Você sabia que em cada mil tartarugas que nascem, apenas uma tem chance de sobreviver pelas causas naturais do planeta??  Isso, sem contar as atrocidades realizadas pelo ser humano em relação ao meio ambiente como jogar lixo no mar (quem lembra daquele vídeo do transatlântico jogando sacos de lixo em alto mar??) redes de pesca, anzóis assassinos e tudo muito mais…..  Infelizmente os animais sofrem com essa degradação do meio ambiente, como nós todos, porém, alguns ainda não tem consciência acerca disso.

Projeto Tamar Ciclo de Vida das Tartarugas
E aqui, o ciclo de vida de uma tartaruga, onde eles mostram que, a cada mil ovos que eclodem, uma tartaruga sobrevive. Triste realidade.

Há várias réplicas, de todas as espécies e tamanhos de tartarugas marinhas, para que todos possam ver e entender o quanto esses animais podem crescer.  Bacana não é!!!!

O Projeto Tamar da Praia do Forte está localizado na Vila dos Pescadores, na Avenida Farol Garcia d’Ávila, Praia do Forte, Mata de São João – BA, 48280-000, Brasil.  O local fica aberto, diariamente, das 9 às 17 hrs e durante o verão, das 8:30 às 18:00 hrs.

Projeto Tamar Praia do Forte Miniaturas

Mais informações sobre o Projeto Tamar: AQUI

Gostou do post?? Conhece o Projeto Tamar ou tem dicas?? Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!!!

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Passeio de Volta a Ilha em Morro de São Paulo

Escolhendo o que fazer logo marquei como favorito o Passeio de Volta a Ilha em …

Um comentário

  1. Eu estive aí 2 vezes já, mas faz tempo. Conheci tb o Projeto Tamar de Ubatuba, mas sei que eles têm outros em cidades diferentes. Vou colocar o link desse post no meu pq está atualizado rs! http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/12/voce-conhece-o-projeto-tamar.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *