Capa » Blogagem Coletiva » Blogagem Coletiva: Museum Week

Blogagem Coletiva: Museum Week

images-3
Foto cedida por ALMA PAULISTA

Participando de mais uma blogagem coletiva,  este post faz parte da #museumweek.  Durante toda a semana que passou, vários blogueiros que fazem parte da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, a RBBV da qual esse blog faz parte, se reuniram para falar sobre os seus museus preferidos.

Eu já visitei vários museus no Brasil e no mundo.  Qual o meu preferido??  Não sei dizer.  Cada um deles tem um diferencial, suas peculiaridades.  De alguns gostei mais do prédio do que de seu acervo.  De outros, gostei da arquitetura, acervo, localização.  Acho que devo ter, lá no fundo meu preferido.  Quero voltar a vários deles para explorá-los melhor, porque quando viajamos, queremos conhecer tudo e sempre fica faltando alguma coisa, uma atenção melhor.

Eu vou falar sobre um museu muito especial.  Falarei sobre o MASP, o Museu de Arte de São Paulo, localizado na cidade onde vivo, São Paulo.  Esse museu tem muita história e peculiaridades, a começar pela sua arquitetura, famoso por seu vão livre, importante obra arquitetônica dos anos 60.

O Museu fundando em 1947 por Assis Chateaubriand tem a coleção de arte mais abrangente da America Latina, voltada para as escolas italiana e francesa e pequenos conjuntos de arte brasileira, africana, asiática e peças arqueológicas.  São mais de 8 mil peças e tem, ainda, uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do pais.

O prédio lindo e suspenso da Avenida Paulista é um marco na cidade e um dos mais lindos cartões postais.  Além disso, seu vão livre é palco de diversas manifestações da cidade.

Você sabia, que mesmo sendo o museu mais visitado da cidade de São Paulo,  nem 1/4 da população paulistana já colocou os pés nesse museu??  Sim, é verdade.  Um museu tão rico, que tem um bom acervo e exposições sazonais muito boas, interessantes e que enriquecem a cultura de qualquer um.

O Museu tem muitas exposições sazonais como já disse e a programação é extensa. Das obras do acervo, destacam-se as esculturas de Degas (Edgar Degas), os retratos das filhas de Luiz XV e obras de Rembrandt, Van Gogh, Renoir, Cezanne e de vários artistas brasileiros como Portinari, Anita Malfati, entre outros como Victor Brecheret.

O MASP integra, desde 2008 o Clube dos 19.  Convidado pelo Museu Dorsay de Paris, 19 museus integram os acervos mais representativos da arte européia.  E todo o acervo é tombado pelo IPHAN. Para quem não sabe, o museu participa de intercâmbio de peças desde 1990 e, em troca disso, muitas peças são restauradas.  O museu ainda conta com equipe de conservação e restauração de obras.

A mais nova exposição, iniciada em fevereiro de 2014, versa sobre Papéis Brasileiros – gravuras e sua importância no âmbito da arte.

Eu já visitei o MASP várias vezes e fui a várias dessas exposições sazonais.  Todas muito boas.  A última foi em dezembro/2013 – Passagens por Paris, onde estavam em exposição obras de Manet, Degas, Cezanne, entre outros.

O MASP abre de terça a domingo das 10 às 18 hrs e, às quintas feiras fica aberto até 20 hrs. Às terças feiras a entrada é franca.

Mais informações sobre o MASP: AQUI

Gostou do post?? Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!

Olha aqui quem mais está participando dessa blogagem:

 A Fragata Surprise – Gosta de Museus, vá Para Berlim

– Brasil na Itália – Museus Italianos

– Cantinho de Ná – Museu de História Natural de Viena

– Coleção – Museus Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro

– Direto de Paris – Castelo de Amboise

– Do RS Para o Mundo – Vários

– Felipe, o Pequeno Viajante – Museu Botero, Bogotá, Colômbia

– Gosto e Pronto – MASP

– Já fomos – Museu de História Natural de Washington D.C.

– London, So – Museus Mais Visitados de Londres (e gratuitos)

– O Que Vi do Mundo – Museu Carnavalet, em Paris

– Outside Brazil –  Museum of Anthropology, Vancouver BC

– Passeios Na Toscana – 3 Museus em Florença, Fora da Rota Turística

– Segredos de Londres – Tate Modern, Londres

– Sol de Barcelona – Museu de História de Barcelona

– Viaje com Pedro – Museum of Broken Relationships, Zagreb

– Vida de Turista – Museu do Mar em São Francisco do Sul

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, onde vive, mãe, esposa, funcionária pública, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

10 DICAS DE VIAGEM QUE SÓ UMA MÃE PODE DAR

Para comemorar esse Dias das Mães de 2017, nada melhor que uma blogagem coletiva sobre …

4 comentários

  1. Muito bom! O pior é que sou daquele que nunca colocou os pés no MASP. Ok, raramente vou a São Paulo. Mas agora deu vontade de visitá-lo!

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      hahaha Pedro!!!! Então pode ir, corre, porque o MASP tem muita exposição legal viu!!!! Um abraço e obrigada pela visita.

  2. Oi Débora, tudo bem?
    Ainda não tinha vindo aqui! Ótima escolha, adoro o MASP. Estive lá recentemente na exposição do Lucian Freud, um dos meus ídolos. Foi muito bom! 🙂
    Abraço,
    Deb
    PS: O link da listinha pro Segredos não tá funcionando… 🙁

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      Olá, tudo bem??? Obrigada pela visita e link consertado!! Já está certinho o link do Segredos de Londres, para todos poderem saber um pouco mais do Tate Modern! Um bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *