Capa » Destaques » Jardim de Luxemburgo

Jardim de Luxemburgo

Considerado o maior parque público e gratuito de Paris, o Jardim de Luxembrugo ou Jardin du Luxembourg é um lugar divino para ser visitado.  Passe uma tarde no Jardim e delicie-se com o jeito parisiense de ser!

Mapa Luxemburg

Fomos ao Luxemburgo para uma simples visita e passamos uma tarde toda por lá. O jardim tem mais de uma centena de estátuas, chafarizes, espaços deliciosos, lago, cadeiras, quadras, pôneis para as crianças, parquinho, teatro e uma área verde magnífica.

Praticamente um museu a céu aberto, combina arte, cultura e diversão. O Palácio de Luxembourg  que hoje abriga o Senado Francês e que faz parte da propriedade, foi moradia de Maria de Medicis, esposa e viúva de Henrique IV que não gostava no Louvre, que à época era moradia da monarquia – bom daí dá para imaginar, o tudo que ela mandou construir e fazer naquele espaço – isso em 1612.

Luxembourg

O espaço foi modificado com a reforma de Paris, realizada pelo barão Haussmann que reorganizou o Jarim, mandou plantar novas árvores, fez novos canteiros, caminhos, esculturas, bancos e cadeiras, que hoje somam mais de 7.00o espaços para você sentar, gratuitamente, e aproveitar o tempo e a bela vista do parque.  Foi então, a partir dessa reforma que o jardim foi aberto ao público.

Um dos lugares mais lindos que já vi foi a Fontaine Medicis, encomendada por Maria de Medicis e inaugurada em 1630. Um grande símbolo da grandeza do jardim.

Fontaine de Medicis

Há inúmeros lugares para você descansar por ali, ao sol e fora dele. E nesse lago, a criançada se diverte com barquinhos a vela.

Luxembourg2

Depois de andarmos e conhecermos o jardim, decidimos parar numa área de pic nic, onde havia muita gente sentada conversando, jogando cartas.  Decidimos parar ali, estiquei minha canga e ficamos descansando alguns momentos (na verdade, dormimos por uma hora e meia)  um dos pontos altos da nossa viagem.  Dormir no parque, com mochila, câmera, celular…..  sem sapatos e relaxando.

As inúmeras estátuas do jardim formam um lindo museu.  Réplicas de estátuas antigas, rainhas e damas ilustres fazem parte do acervo.  Até a estátua da Maria de Medicis está lá.  Não coloquei aqui no blog, porque achei ela com cara de muito mau humorada…….  🙂

Esculturas no Luxemburg1Esculturas no Luxemburg

Chegamos após o almoço, mas o parque tem lanchonete e vários quiosques que vendem sanduíches, sorvetes, água, sucos e refrigerantes.

Vimos pintores sentados em seus banquinhos, com seus cavaletes e retratando a linda natureza do jardim, crianças brincando nos lagos, nas quadras e se distraindo muito por alí.

Luxembourg4Luxembourg1

Passeio super indicado e aprovado!!!!

Chegamos no Jardim de Luxemburgo à pé, depois que almoçamos no Marco Pollo (falei dele AQUI). Mas o acesso pode ser feito de metro, trem e ônibus.

De metrô, desça na estação Odeon (linha

De ônibus – linhas 21, 27, 38, 58, 82, 83, 84, 85 e 89.

De trem RER – a estação mais próxima é a Luxembourg (que é mais perto que a do metrô!)

O parque abre todos os dias e permite a entrada de animais!

Gostou do post??  Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!!

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Nossa Cabana em Gatlinburg

Já pensou em ficar hospedado numa cabana? Nós alugamos um cabana em Gatlinburg durante a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *