Capa » Destaques » Atração em Canela – Parque das Sequóias

Atração em Canela – Parque das Sequóias

O Parque das Sequóias, um museu de coníferas a céu aberto está localizado na cidade de Canela, distante uns 2 Km da Catedral de Pedra, que fica no centro da cidade. Uma coleção de coníferas vindas de todos os continentes, que você pode conhecer nesse espaço, idealizado e semeado por Curt Mentz, imigrante alemão e sua família entre as décadas de 40 e 50.  Atualmente, quem cuida da propriedade é o filho e o neto de Curt.

Sequoias
Um visual incrível, com árvores super altas de várias partes do mundo.
Sequoias1
Trilhas bem delineadas e bem sinalizadas, também, te levam conhecer o parque.

Um roteiro de turismo diversificado e muito bacana na cidade.  São 10 hectares de mata que você pode conhecer e ali você encontrará árvores muito, mas muito altas e árvores que vivem muito.  Algumas delas podem chefar a 3 mil anos de vida, ter 120 metros de altura e até 15 de diâmetro. O nome do parque foi inspirado nas árvores provenientes do continente americano, as Sequóias, mas há vários outros tipos de espécies de árvores por lá.

Sequoias2
As áreas estão nominadas e catalogadas. Você pode conhecer mais de cada uma delas, no livreto que recebe na entrada do parque.

O parque tem uma das maiores coleções de coníferas do mundo e árvores que já foram consideradas extintas. Curt Mentz replantou algumas dessas espécies  já extintas, como a Metasequóia com sementes congeladas das geleiras da China – germinadas em laboratórios, que foram um preente do Consul inglês. Uma outra espécie de árvore bem antiga que habita o parque é o Ginko Biloba, cuja vida, se sabe ser a mais antiga no planeta, com mais de 150 milhões de anos. Há vários exemplares por lá.

Sequoias4Sequoias5

Erva mate, utilizada para preparo do chimarrão. um dos símbolos do estado do Rio Grande do Sul também está presente no parque, mas não na forma de arbusto e sim, como árvore de grande porte, proporcionando a colheita da erva a cada quatro anos.

Há muitas araucárias, outra espécie típica da região, enfeitando o parque.  São lindas. As trilhas são simples, fáceis de andar e nos dias mais frios, não esqueça o casaco, pois como as árvores são muito altas, poucos raios de sol passam por suas copas.

Sequoias8

Curt Mentz ganhou prêmios pelo reconhecimento do seu trabalho no reflorestamento do Rio Grande do Sul e seu trabalho foi considerado como único no mundo até a década de 60.

O parque está localizado na cidade de Canela na Rua Godofredo Raymundo, 1747, com estacionamento. A entrada custa R$ 5,00 e você ganha um catálogo de identificação das espécies do parque, onde podem ser encontradas e nesse catálogo há todas as informações sobre as espécies como nome, procedência e um pequeno histórico de cada exemplar. 

Para saber um pouco mais do parque veja aqui: SEQUÓIAS.

Gostou do post??  Tem dicas??  Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!!

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Nossa Cabana em Gatlinburg

Já pensou em ficar hospedado numa cabana? Nós alugamos um cabana em Gatlinburg durante a …

4 comentários

  1. Interessante, Debora… desconhecia este lugar!
    Bjs

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      Oi Karla, tudo bem? Bom ver você por aqui!!! Sim, o lugar é lindo e é uma delícia passear por lá, apreciando essa natureza diferente! Conhecemos muitas coisas novas!!!! Vale a visita!!! Um bj 😉

  2. Show, estou indo para lá daqui a 2 semanas, vou incluir no roteiro. Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *