Capa » Destinos de viagem » Brasil » Rio Grande do Sul » Gramado e Canela » A gastronomia de Gramado e Canela

A gastronomia de Gramado e Canela

AVISO: Este post contem cenas fortes e pode ser extenso…….  Tenha calma!!!!!

A gastronomia de Gramado e Canela é bem diversificada. Há vários lugares nas duas cidades e você tropeça em restaurantes, cafés, pequenos bistrôs, padarias……  Difícil é resistir aos rodízios, cafés coloniais……  Eu não gosto muito, mas experimentei. Não dou conta da quantidade de comida, mas como estávamos num grande grupo, ficou mais fácil. 🙂

Aqui, neste post, eu dou algumas dicas de locais bem gostosos e diferentes que visitamos, para que você possa anotar no seu roteiro e, se possível, experimentar.  Eu achei os preços em Gramado e Canela muito parecidos com os aplicados nos restaurantes da cidade de São Paulo onde moro e isso quer dizer – um pouco caro!  Mas todos os lugares apresentaram uma comida bem saborosa e de ótima qualidade.

Josephina Café – em Gramado – ambiente super intimista, poucas mesas dentro de um casarão antigo, com uma “mercearia” na entrada que vende produtos típicos do local e massas, bem pitoresco e com comida de sabor agradabilissimo.  Chegamos com reserva, porque precisávamos de uma mesa grande fomos muito bem atendidos e prontamente servidos. A casa está intitulada como risoteria, mas o menu é bem variado e há desde sopas, saladas e sanduíches a pratos super elaborados com massas e carnes. A carta de vinhos é bem elaborada, a preços razoáveis e durante a viagem, optamos por prestigiar os vinhos do Brasil.  Escolhemos um vinho delicioso da Casa Valduga.  A casa tem menu infantil e recebe muito bem as crianças. De couvert nos serviram pão quentinho com manteiga temperada e um creme de queijo delicioso. De sobremesa, claro que escolhi um brigadeiro de colher que era simplesmente maravilhoso!  Indico, com força. Aconselho em época de temporada fazer reserva no restaurante, pois quando saímos havia fila.

Josephina CafeJosephina CAfe 1

O Josephiona Cefé fica na Rua Pedro Benetti, 22, pertinho da Catedral.  Mais informações: JOSEPHINA

Empório Canela – em Canela – já imaginou um restaurante dentro de uma livraria??  O Empório Canela fica dentro de uma linda livraria e houve uma interação muito grande entre o nosso grupo e os livros, principalmente com as crianças, que levaram alguns exemplares!  O cardápio bem variado tem saldas, risotos, carnes e massas.  O restaurante também tem cardápio infantil, muito apreciado entre os membros do nosso grupo, com direito a entretenimento.  Eles servem ótimos vinhos locais em taças e também em garrafas. Fique atento aos sucos do Empório Canela, pois são muito gostosos e diferentes.   Nesse dia não coube a sobremesa….  🙁 , mas eles tem ótimas opções. Fiquei com vontade, também, do milkshake……. Lá eu encontrei o Guia Essencial de Gramado e Canela, da querida Alexandra Aranovich, do blog Café Viagem e Destemperados, de onde tirei muitas dicas gastronômicas e de passeios pelas cidades.

emporio canela

O Empório Canela fica na Rua Felisberto Soares, 258, pertinho da Catedral de Canela e ao lodo do Caracol Chocolates. Mais informações: Empório Canela

Café Colonial Bela Vista – na estrada que liga Gramado a Canela – o pioneiro no Brasil tem dois endereços e fomos na casa mais nova.  Um amplo salão com mesas bem grandes onde é servido de tudo – pães, tortas, frios, picles, pães doces e salgados, geléias, patês, salgadinhos, docinhos elaborados, tudo regado a jaras de vinho branco e tinto, conforme a sua escolha, suco de uva e chocolate quente para quem assim escolher.  E se você pensa que acabou por aí está enganado.  Há uma vitrine enorme, com um buffet de sobremesas, onde você pode se servir de bolos confeitados e muito gostosos.  Lá também há mousses, gelatinas de vários sabores e alguns outros doces e pudins.  Na parte debaixo do restaurante há uma loja de artesanato com lindas peças e um espaço onde as crianças podem brincar longe do frio.

Cafe Colonial

O Café Colonial Bela Vista fica na Avenida das Hortensias,3500 e 4665.  Visitamos a unidade do 4665. Mais informações: Café Bela Vista

Berga Motta – na estrada que liga Gramado a Canela – no meio de uma estrada de terra, quase 5 km da estrada principal,  surge o Ecoparque Sperry onde há trilhas que te levam a lindas cachoeiras e mirantes e lá dentro, um restaurante prá lá de especial. Na entrada, a venda de produtos típicos de fabricação própria.  O restaurante tem um estilo rústico, mas é super confortável e com ambientes aquecidos.  A comida é muito boa, serviço de buffet self service com muita variedade de saladas e comida quentinha, bem regional que fica aquecida em fogões no salão.  Uma delícia!  Destaque para o divino buffet de sobremesas. Aviso importante – eles não aceitam cartões de crédito.  Abre para o almoço sábados, domingos e feriados na hora do almoço e para jantar, apenas mediante reservas e eventos. Eu gostei de todos os restaurantes que visitei, mas comer naquele espaço foi diferente demais!

Berga MottaBerga Motta1Berga Motta2

O Berga Motta fica no Ecoparque Sperry, para chegar lá, na Avenida das Hortênsias, sentido Canela, após a Sierra Móveis, entramos na Estrada Linha 28,  Caminho dos Ipês, que leva até a entrada do parque. Mais informações: BERGAMOTTA

Casa da Velha Bruxa – em Gramado. Descoladinho para um lanche da tarde ou mesmo um jantar diferente. Concorrido, fica bem perto da rua Coberta de Gramado. Considerado um dos lugares mais tradicionais da cidade, além de muitas delícias experimentadas, posso dizer que o chocolate quente é muito, mas muito bom mesmo!  A entrada na casa nos feriados é bem concorrida.  Para vocês terem uma idéia, só esperei na fila no terceiro dia, porque a espera era menor.  Na visita, experimentamos croissant recheado, waffle, strudel e o delicioso chocolate quente.  Aprovadíssimo!!!!

Conselhos da Bruxa
Conselhos da Bruxa

Casa da Velha Bruxa

 A Casa da Velha Bruxa fica na Avenida Borges de Medeiros, 2738, no Centro de Gramado.

Cantina Pastaciutta – em Gramado.  No último dia na cidade queria conhecer um restaurante nos mesmos moldes que temos em São Paulo e encontrei uma cantina muito bacana.  Chegamos cedo e a cantina estava vazia.  Do lado de fora, alguns tipos de cachaça para experimentar.  Escolhemos uma mesa no andar de cima para observarmos a rua e a cantina.  Uma mesa deliciosa de antepastos fica à disposição dos visitantes – valores pagos por peso.  Você pode escolher as massas num quadro – achei uma graça e são muitas as opções de molho.  Ainda sinto o sabor do molho parisiense que escolhemos.  Fazia um tempão que não comiamos um molho desses e acho que acertamos em cheio. A carta de vinhos e bem variada e escolhemos um vinho, claro, da região. O atendimento é rápido e super atencioso.  Gostamos bastante do local.  A cantina tem estacionamento gratuíto.  É pequeno, mas sempre tem vaga e os preços dos pratos são bem razoáveis e servem bem 3 pessoas.

PastaciuttaPastaciutta1

A Cantina Pastaciutta fica na Avenida Borges de Medeiros, 2083. Mais informações: PASTACIUTTA

Gostou do Post??  Tem dicas???  Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!!

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Guia de Restaurantes de Orlando

É com muita alegria que apresento a vocês o Guia de Restaurantes de Orlando – …

7 comentários

  1. Débora, que super guloseimas….deu vontade..eheheh..Uma colega de trabalho foi mês passado conhecer Gramado e chegou aqui contando tantas coisas e vendo agora seu Post deu mais vontade ainda…eheheh….bjs..:)

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      Olá Dudu, tudo bem??? Bom ver você por aqui!!!! Realmente, a gastronomia de Gramado não deixa a desejar!!! Escolhi os restaurantes depois de muito estudar e fui nas dicas da Ale Aranovich que é mega entendida da região! Agora você precisa ir conferir pessoalmente, né! Um beijo

  2. Debora,
    Aproveitando seu post vou te dar algumas outras dicas de restaurantes,
    Em frente a Cadetral de Pedra em Canela, tem o Dile Valduga Ristorante, típico restaurante italiano mas com uma variedade incrível de pratos exóticos. Serviço é buffet. Vale a pena conferir.
    Rodízio de fondues : o melhor é no LA FAMILLE DE GAZON.
    Para um chá da tarde: o Castelinho. Tome um chá de maçã com strudel de maçã!
    uhummmm deu água na boca!
    Amo gramado!

  3. Débora, querida!!! Obrigada pelas citações.
    Já deu para ver que você fez um super roteiro!!
    Beijos grandes
    Ale
    http://www.cafeviagem.com

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      Alexandra, o que é bom, tem que ser divulgado!!! Seu guia é realmente “essencial” Obrigada!!! Um beijo

  4. Luciana Valverde

    Debora, adorei suas dicas , vou com minha família em Outubro e quero conhecer também Bento Gonçalves. Estou estudando a região para conhecer o que ha de melhor . Se tiver mais dicas atualizadas me mande por favor !! Também acompanho a Alexandra .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *