Caminhos de Pedra

Quando emiti as passagens para um final de semana no Vale dos Vinhedos, o Caminhos de Pedra estava no topo da lista “do que visitar”.  Já tinha lido sobre em vários blogs sobre o destino  e num deles, no Matraqueando a Silvia, sua editora o descreve como um pedaço da Toscana.  Eu ainda não conheço a Itália, mas o dia que chegar lá já posso fazer a comparação e se assim for, vou gostar de lá, pois gostei do que vi!

Caminhos de Pedra 2Caminhos de Pedra 3

São apenas 12 km de extensão, num cenário do século passado, no municípío de Bento Gonçalves que fica esse pedaço de outro mundo.  Imigrantes italianos vivem ali, no meio de uma estrada pitoresca de lindas paisagens, num resgate histórico e cultural sobre os costumes e a imigração italiana para a região.

No início do Caminhos de Pedra, paramos para pegar o mapa na casa de informações turísticas.  A casa é pequena, mas de grande valia. Ali, há tudo o que você precisa para saber o que vai encontrar, mas não o que seu olhos irão ver.  Recebemos uma sacola com o mapa e todos os panfletos e começamos nosso passeio; um dos mais bonitos que fiz aqui no Brasil.

Informações Turisticas Caminhos da Pedra
Informações turísticas, no começo do Caminhos de Pedra
Roteiro Casa do Tomate
O roteiro exemplificado na Casa do Tomate

São, aproximadamente, 28 construções em pedra e madeira (cenário que remete, então, à região da Toscana já citada por aqui), com casas de massa, teares, moinhos, erva-mate, ovelhas, capelas, cantinas e um verde belíssimo. Tudo muito original, onde você pode adquirir, degustar ou apenas apreciar especialidades.

Casa das Massas
Casa das Massas onde são vendidos itens como massas, biscoitos, tortas e alguns souvenirs.
Casa de Tear
Casa de Tecelagem onde são vendidos itens texteis e muito bonitos!
Salumeria Caminhos de Pedra
Salumeria

As casas ao longo do percurso oferecem produtos coloniais como queijos, massas, salames, conservas, vinhos, tudo em tomate, artesanato, erva para chimarrão (e você pode experimentar) e produtos feitos com leite de ovelha. A na Casa da Ovelha voc~e também pode dar uma voltinha e, de quebra, alimentar as ovelhas (ótima dica para quem estiver por lá com pequenos, para distraí-los.

Você pode, também, degustar iguarias feitas à base de tomate, na Casa do Tomate, onde além disso você tem uma aula de cultura italiana, desde o início da Imigração; degustar um ótimo suco de uva ou vinho na Vinícola Salvati & Sirena; degustar um salame artesanal ou um doce caseiro em compotas.  É só estar preparado para tudo que o Caminhos de Pedra tem para oferecer, além das belas paisagens por todo o caminho.

Casa da OvelhaCasa da Ovelha1

O passeio do Caminhos de Pedra pode durar desde algumas horas até um ou dois dias inteiros.  Tudo vai depender da sua curiosidade e do que quiser ver.  O caminho é todo asfaltado, arborizado, florido e lindo!  <3

Caminhos de Pedra
Sempre lindas paisagens
Casa da Erva Mate Caminhos de Pedra
Casa da Erva Mate

Caminhos de Pedra 1

Algumas pessoas fazem esse trajeto de bicicleta, alguns com carro próprio e há grupos que fazem a visita com guias especializados, de receptivos turísticos locais.

Para mais informações, visite: CAMINHOS DE PEDRA.

Gostou do post??  Tem dicas??  Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Visitando as Vinícolas no Vale dos Vinhedos

Nas duas oportunidades em que estivemos no Vale dos Vinhedos, visitamos algumas vinícolas.  Cada uma …

2 comentários

  1. Fiz esse caminho de pedras em Dezembro agora e achei muito bacana, muitas curiosidades, acho que vale muito a pena faze-lo sem muita pressa.
    Beijos, fica com Deus,
    Priscila
    http://www.receitaesperta.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *