Capa » Europa » Londres » Apresentação do Guia de Londres – por Heloísa Righetto

Apresentação do Guia de Londres – por Heloísa Righetto

Depois de ler o Guia de Londres escrito pela Heloísa Righetto, (editora dos blogs MiBloguito e do Aprendiz de Viajante) super detalhado e cheio de dicas, decidi convidá-la para fazer a apresentação do guia para você leitor, porque nada melhor do que seu autor para falar de sua criação e eu tive uma surpresa!!!!  Um post escrito com o coração!! A Heloísa contou no post, como foi todo o projeto e isso pode ser uma fonte de inspiração, para você que lê o blog, em vários sentidos!!!  Eu fiquei com vontade de escrever um guia 😉 e com vontade de voltar a Londres e aproveitar todas as dicas do guia!!!!  Olha só!!!

Conta Helô:

“Escrever o Guia de Londres não foi uma ideia repentina – foi um projeto amadurecido ao longo de alguns anos, muitos posts e apoio de amigos e colaboradores.

Tudo começou, claro, com as postagens que faço sobre Londres tanto no meu blog pessoal quanto no Aprendiz de Viajante (onde escrevo também sobre viagens que faço, não apenas a cidade onde moro). Depois de muitos textos publicados, particularmente os posts mais informativos, como o roteiro de 3 dias, roteiro de 5 dias e 100 coisas pra fazer de graça em Londres, eu achei que tinha um material legal pra começar a trabalhar em um guia.

Mas havia um empecilho: eu mesma questionava a necessidade de escrever mais um guia de uma cidade que já foi esmiuçada por tantos autores. Será que havia mesmo mais para falar? Como eu poderia convencer os leitores a comprar o meu guia se eu não estava convencida ainda? Aí que entrou o apoio dos amigos: como muitos já vieram me visitar aqui, e como por algum tempo eu não tinha trabalho fixo, acabava levando todo mundo pra passear na cidade. E todos eles me falavam que eu precisava fazer algo com isso, que daria super certo, que como brasileira e local eu poderia mostrar a outros brasileiros o melhor da cidade, pelos meus olhos.

E somando isso ao retorno positivo que tive nos posts de Londres no Aprendiz de Viajante, tomei a decisão. Convenci a mim mesma: ok, podem existir centenas de guias de Londres, mas o meu não existe! Queria escrever um texto mais leve, colocar em um layout que deixasse o conteúdo dinâmico e gostoso de ler, e ilustrar com imagens e desenhos que não mostrassem mais do mesmo. Como eu tento fazer no blog, mas com uma certa ‘curadoria’, digamos assim – um ‘prato feito’, com tudo que alguem precisa para colocar a viagem em prática.

O interessante é que, quando eu tomei a decisão e conversei com a Claudia, a editora chefe e fundadora do Aprendiz de Viajante, uma outra amiga entrou em contato comigo: ela queria impulsionar a carreira de ilustradora e me perguntou se eu não teria algum projeto para ela. Bingo! Era exatamente o que eu precisa para fazer com o que o guia de Londres que eu iria escrever se transformasse no ‘meu’ Guia de Londres.

O meu primeiro passo, ou melhor, capítulo, foi o roteiro de 7 dias. Usei como base os roteiros que já havia publicado no blog e ‘espalhei’ melhor as atividades, indiquei pubs, acrescentei curiosidades e completei com programas extras, para dar mais opções para quem fizer o roteiro em menos tempo ou já conhecer algumas das atrações sugeridas.

Quando terminei de montar o roteiro, já tinha definido os demais capítulos – levei em consideração as perguntas que recebo nos comentários do blog (quais passeios bate e volta mais legais, o que fazer se você tem apenas um dia na cidade, o que levar em cada época do ano, onde se hospedar, dicas para quem já visitou a cidade mais de uma vez) e nas redes sociais e também aquilo que eu mesma busco nos guias de viagem que compro (como é a culinária local, que restaurantes são bacanas, informações práticas e burocracias).

Algumas vezes eu achava que não ia conseguir terminar nunca. A cada página escrita eu tinha mais ideias e lembrava de mais coisas que seria legal acrescentar. Realmente é preciso fazer uma curadoria, saber quando tem material suficiente para gradar tanto quem compra o guia para visitar a cidade pela primeira vez quanto os mais experientes, que já fizeram o circuito Big Ben- Tower Bridge-Buckingham Palace. A verdade é que Londres é inesgotável, e se nem eu, que moro aqui a quase 7 anos, consegui vivenciar tudo que ela tem a oferecer, imagina quem está por aqui por tempo limitado?

Enfim, depois de quase 9 meses escrevendo (praticamente uma gestação!), terminei! Mas é claro que os arquivos do word não se transformaram magicamente em um guia – tudo foi revisado (pela Renata Centelhas, que também mora em Londres), ilustrado (pela Marília Cichini, que criou ilustrações de acordo com o texto e que foi uma das primeiras pessoas que eu recebi na minha casa quando me mudei pra Londres), diagramado (pela Halini Brune, que fez um trabalho maravilhoso de ‘amarração’ de todo o material, e deixou o texto, fotos e ilustrações lindamente dispostos sobre as páginas). As fotos que iniciam cada capítulo são do Filipe Xavier, que é radicado em Paris e já foi pra Londres diversas vezes.

post_indice

mapaLondres para iniciados

Um ano depois de eu começar a escrever, finalmente lançamos o guia, em verão ebook. E então começamos a trabalhar na versão impressa – que foi lançada em março de 2015, está vendendo super bem e o feedback que temos dos leitores é muito bacana. Eu estou muito feliz com o resultado e já cheia de ideias para um próximo guia!”

Compre o seu Guia de Londres e faça uma viagem perfeita!!!  Acesse esse link: GUIA DE LONDRES.

 

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Motorhome da Cruise America em Kissimmee

Em julho de 2017 nós fizemos uma viagem num motorhome da Cruise America de Kissimmee, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *