Capa » Outros Viajantes » Cervejas na Europa

Cervejas na Europa

E hoje a participação especial é do Edson Amorina Junior, do blog Ligado em Viagem.  Ele é apaixonado por cerveja e escreveu um post especial para o Gosto e Pronto, cheio de dicas para quem vai passear pela Europa e quer tomar uma ótima cerveja!!

Boa degustação!!!!!

“Top five lugares para apreciar uma boa cerveja na Europa, por Edson Amorina Jr

Cerveja.

Sim, simplesmente: cerveja.

Essa palavrinha mágica, para mim, já é um grande motivo para viajar. E posso dizer que algumas mudanças em roteiros foram incluídas para visitar uma fábrica (Guinness em Dublin), uma microcervejaria ganhadora de prêmios (De Struise em Oostvleteren), um pub com o maior menu de cervejas do mundo (Delirium Café em Bruxelas), uma fábrica da trapista mais vendida (La Trappe em Berkel-Enschot) e, claro, a busca a melhor cerveja do mundo (a abadia Brouwerij de Sint-Sixtusabdij em Westvleteren).

Mas apenas citar esses locais não faz juz a experiência, então vamos juntos conhecer melhor meu top five lugares cervejeiros da Europa.

foto 1

Fábrica da Guinnes em Dublin, Irlanda

Sim, eu sei que existem cervejas melhores, mas a minha preferida para o dia-a-dia é a Guinness. Para o meu paladar, ela tem o amargor e corpo perfeito para acompanhar uma refeição ou relaxar num fim de tarde.

Então, quando da minha primeira viagem para a Europa e incluímos Londres como um dos pontos a visitar, fiz questão de incluir um final de semana em Dublin. Não só pela cidade, mas principalmente por ster a Guinness Storehouse, antiga fábrica que foi transformada em museu e experiência para visitantes conhecer a história e como é fábricado esse delicioso líquido negro.

Saiba mais sobre nossa visita a Dublin, que além de lar da Guinness, é uma cidade maravilhosa e que vale a visita: http://ligadoemviagem.com.br/2014/04/16/dublin-o-roteiro-etilico/.

foto2

foto 3

foto 4

Cervejaria De Struise em Oostvleteren, Bélgica

Eu conheci a De Struise em Bruges. Enquanto a patroa foi fazer uma visita, eu aproveitei para conhecer uma pequena loja de cervejas da marca e comprei duas garrafas da .

Depois de experimentar, gostar e pesquisar, vi que essa microcervejaria era uma das mais festejadas pelo conhecedores cervejeiros, com algumas receitas próprias e bastante diferenciadas. E claro que quando voltei para a Bélgica fiz questão de incluir sua fábrica no roteiro.

O lugar em si não tem grandes atrações, tours ou outros motivos para visita além de uma só, sua cerveja. A possibilidade de poder comprar garrafas que você não encontra em outras lugares e beber diretamente da fonte. Seu bar serve apenas cerveja, não tem comida ou outra bebida, mas a quantidade de biqueiras de chopp é impressionante.

Recomendo, claro, fortemente a visita: http://ligadoemviagem.com.br/2014/05/06/oostvleteren-e-tome-e-compre-mais-cerveja/.

foto 5

foto 6
foto7

Delirium Café em Bruxelas, Bélgica

Essa visita não precisou de nenhuma grande alteração no roteiro, pois Bruxelas já é um dos principais pontos turísticos da Bélgica. Então incluir o Pub Delirium foi só questão de definir um horário.

Esse pub possui o maior número de cervejas num menu, inclusive com menção no Guinnes Book. E além dessa atração, o bar possui um clima muito animado e sempre está lotado, o que o torna praticamente obrigatório.

Ah! Sim, hoje São Paulo e Rio de Janeiro possuem dois bares de sua franquia, mas de qualquer maneira sempre é bom conhecer o original.

foto 8

foto 9

Veja todo nosso roteiro pela cidade do Parlamento da União Européia aqui: http://ligadoemviagem.com.br/2014/05/06/bruxelas-cervejas-e-chocolates/

La Trappe em Berkel-Enschot, Holanda

Vale começar aqui explicando o que é uma cerveja trapista: são aquelas produzidas sob supervisão de monges da Ordem Trapista. Essa produção possui diversas regras, sendo a principal que ela deve ocorrer no monastério. A soma de sua história, qualidade e dificuldade de compra tornou a cerveja trapista famosa mundialmente e objeto de desejo de todo amante de cerveja.

A La Trappe, ainda que sua fabrição continue seguindo esse conceito, melhorou sua distribuição a partir de parcerias e hoje é possível ser encontrada muito mais facilmente e a um preço mais acessível. Além de que suas instalações possuem um tour de visitação muito interessante e um excelente restaurante.

E, claro, quando tive a oportunidade, não deixei de incluir em roteiro pela Holanda um passeio pela Brouwerij de Koningshoeven em Berkel-Enschot.

Como disse, combo de visita + resturante é uma experiência muito legal. E apreciar os diversos tipos da La Trappe no clima tranquilo e gostoso que é o monastério tem que ser parte da viagem de qualquer bom amante de cerveja.

Conheça mais detalhes e mais fotos de nossa visita a esse lindo lugar: http://ligadoemviagem.com.br/2014/05/07/berkel-enschot-a-cidade-da-la-trappe/.

foto 10

foto 11

foto 12

Abadia Brouwerij de Sint-Sixtusabdij em Westvleteren, Bélgica

O título de „a melhor cerveja do mundo“ já é suficiente para explicar o porquê devemos visitar Westvleteren, correto? Mas vamos escrever um pouco mais. A Abadia de Brouwerij de Sint-Sixtusabdij produz apenas três cervejas: a Westvleteren Blond, a Westvleteren 8 e a mais famosa Westvleteren 12.

Eles possuem uma política tão restrita, que proíbem a revenda e os compradores possuem acesso a apenas um número limitado de garrafas por compra. Se você não fizer reserva com antecedência, terá que dar sorte do restaurante In de Vrede possuir estoque (sim, na segunda vez que fui tinha apenas a n° 8) e poderá comprar apenas uma caixa de 6 unidades. E isso realmente faz com que seja difícil encontrá-la, procure no Mercado Livre por exemplo, você verá anúncios de venda de uma garrafa de 250ml por até R$150.

Ah! Sim, a cerveja é muito boa. Muito diferente das cervejas que tomamos todo dia, mas recompensadora do esforço.

Leia mais sobre essa nossa epopéia aqui: http://ligadoemviagem.com.br/2014/05/06/westvleteren-em-busca-da-melhor-cerveja-do-mundo/.

foto 13

foto 14

foto 15

Esses são, até agora, minhas cinco principais indicações para um roteiro cervejeiro pela Europa. Se tiverem alguma outra indicação ou mesmo até mais curiosidades e informações dos lugares visitados, podem comentar aqui mesmo ou em cada post linkado. E vamos viajar!”

E você já tomou cerveja em lugares legais assim como o Edson??  Conte pra nós!!!!

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Disney Dream por Cynara Vianna

E para terminar a série dos Cruzeiros Disney eu convidei, para fechar com chave de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *