Capa » Destinos de viagem » Brasil » São Paulo » Cunha » As cerâmicas de Cunha

As cerâmicas de Cunha

A cidade tem um artesanato ímpar e um roteiro incrível para você conhecer as cerâmicas de Cunha. São vários ateliers espalhados pela cidade e alguns, localizados numa mesma rua e cada um incrivelmente diferente do outro.  São muitos artistas que se reúnem e trabalham por lá. Tenho certeza que irá faltar tempo, num dia apenas, se você decidir visitar todos os ateliers.

São aproximadamente 17 espaços que reúnem obras lindas de vários artistas e tudo super artesanal.  Visitamos 4 ateliers e num deles, vimos uma queima diferente da cerâmica, o Raku, mas isso eu conto no próximo post!  Só para adiantar……  foi incrível!!!!!

As cerâmicas de Cunha são lindas. De acordo com as informações que colhi, tudo começou em 1975 quando a japonesa Mieko Konishi chegou a cidade procurando um lugar para trabalhar. Em Cunha encontraram apoio da prefeitura para tanto, construíram o primeiro forno de queima de alta temperatura para queima das peças de acordo com o seu modelo de trabalho, que é utilizado até hoje.

Visitamos o atelier onde Mieko e Mário (Rua Jerônimo Mariano Leite, 510), seu marido, dividem espaço na criação de lindas peças que, com certeza, dão um tchan em qualquer decoração.Ateliers de ceraminca em cunhaCeramicas de Cunha MiekoVisitamos, também, o atelier Casa do Oleiro (Rua Jerônimo Mariano Leite, 190), onde são produzidos outros tipos de peças. Peças de um outro tipo de técnica – também decorativas, torneadas, pintadas a mão, mas com queima diferente e desenhos inspirados na arte moura e mesquitas árabes.  Adorei!!! De lá trouxe umas canecas lindas para nossa coleção!!! Adorei alguns pratos, mas o marido me segurou, afinal, o passeio só estava começando……

Cerâmicas de CunhaDe lá, partimos para um outro atelier, o Suenaga e Jardineiro (Rua Dr. Paulo J. da Silva, 150). Ele fica do outro lado da estrada onde fica a cidade, ok!  Imenso!! E cheio de peças muito bonitas!!!!

O atelier fabrica peças na mesma técnica que o primeiro que falei aqui, peças diferentes, que podem ser usadas na cozinha, resistentes ao micro ondas, inclusive! Eles usam cinza de eucalipto, casca de arroz e até minerais decantados para esmaltas as peças, obtendo um acabamento bem diferenciado.

Atelier de Ceramica em Cunha

 

Fiquei encantada com os vasos e artigos de decoração.

Apenas na Casa do Oleiro não pudemos ter acesso aos fornos.  Nos outros ateliers que visitamos pudemos ver os fornos onde as peças são queimadas e os funcionários são super receptivos e adoram explicar para os curiosos como tudo funciona.

Vale muito à pena visitar os locais e conhecer um pouco de cada tipo de trabalho!!!

Gostou do post? Tem dicas? Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!!

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

A gastronomia de Cunha

Contei mais de 36 restaurantes fora os cafés e afins que fazem parte da Gastronomia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *