Capa » Destinos de viagem » Brasil » São Paulo » Cunha » O Lavandário de Cunha

O Lavandário de Cunha

Assim que saímos da pousada no primeiro dia, antes de mais nada, eu tinha um destino certo: conhecer o Lavandário de Cunha.  Todo mundo já tinha me indicado e dito que era lindo e tals.  Eu nunca tinha visto um lavandário!!!  Sabe o que achei?  Fofo demais!!!

O Lavandário está localizado na estrada que liga Cunha a Paraty. Achei que tem uma entrada bem modesta e a sinalização deixa a desejar!  Há um estacionamento junto ao portão branco, mas se ele estiver fechado, é só tocar a campainha que o portão é aberto e você pode subir com o seu carro até o estacionamento que fica no pé da entrada do Lavandário (dica da Ana, proprietária da pousada onde nos hospedamos, falei dela aqui Pousada Barra do Bié).

Lavandas do Lavandario de Cunha

A Lavanda fica florida o ano todo e me fez lembrar das fotos que já vi dos lindos cenários de Provence. Além do cultivo da lavanda, eles destilam o óleo essencial e realizam pesquisas da planta aromática e daí fabricam vários produtos. Cosméticos e comestíveis!! Sim!! Tinha biscoitinho de lavanda, açúcar aromatizado, várias ervas e azeites aromáticos. Incrível!!!

Produtos do Lavandário de Cunha

Uma das coisas mais gostosas da visita é caminham pelo campo de lavandas e sentir o perfume.  Aquele cheiro bom dá uma sensação incrível.  Engraçado……  Me lembrei do shampoo que dava banho no meu filho quando ele era pequeno.  Todo mundo indicava o shampoo com perfume de lavanda, porque acalmava e dava sensação de conforto.  Dá mesmo!!!

Depois fui ler sobre isso é aprendi que o óleo essencial extraído das flores da lavanda são utilizados no mundo todo e que esse óleo tem propriedades terapêuticas e é utilizado como analgésico, antisséptico, bactericida, descongestionante, repelente, sedativo, antidepressivo e hipotensor.  Achei o máximo!

Passeamos por entre as plantinhas e pudemos trazer uma muda. Várias estavam à venda, como os produtos fabricados por eles.

Mudas de Lavanda do Lavandario de Cunha

Há um café também, bem gostosinho, onde você pode ficar sentado, apreciando a paisagem, sentindo aquele vento cheiroso no rosto e relaxando.

Eu no lavandario de Cunha

O Lavandário fica na estrada Cunha – Paraty, SP 171, no Km 54,7. Abre de sexta a domingo e feriados, das 10:00 horas até o por do sol. Entrada gratuita.

Mais informações: O LAVANDÁRIO

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

A gastronomia de Cunha

Contei mais de 36 restaurantes fora os cafés e afins que fazem parte da Gastronomia …

2 comentários

  1. Fiquei encantada! Lavanda é o meu aroma preferido. Sou apaixonada pelo óleo essencial e todo aquele poder relaxante. Seu post só me inspirou a conhecer o lavandário. Já passei por essa estrada quando estive em Paraty, mas na época as condições eram ruins, apenas carros 4×4. Imagino que já deva ter mudado. Ficaria encantada em poder conhecer as flores e os produtos. Que delícia!

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      Olá Patrícia, tudo bem? A estrada está ótima até um pouco mais a frente da cachoeira do Mato Limpo, mais para frente da entrada da Pedra da Macela. Tem que ir por Guaratinguetá e a visita é uma delícia!!!! Vá sim e quando for, volte e conte-nos como foi!!!! Um abraço e obrigada pela visita!!!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *