Assim que saímos da pousada no primeiro dia, antes de mais nada, eu tinha um destino certo: conhecer o Lavandário de Cunha. Todo mundo já tinha me indicado e dito que era lindo e tals. Eu nunca tinha visto um lavandário!!! Sabe o que achei? Fofo demais!!!
O Lavandário está localizado na estrada que liga Cunha a Paraty. Achei que tem uma entrada bem modesta e a sinalização deixa a desejar! Há um estacionamento junto ao portão branco, mas se ele estiver fechado, é só tocar a campainha que o portão é aberto e você pode subir com o seu carro até o estacionamento que fica no pé da entrada do Lavandário (dica da Ana, proprietária da pousada onde nos hospedamos, falei dela aqui Pousada Barra do Bié).
A Lavanda fica florida o ano todo e me fez lembrar das fotos que já vi dos lindos cenários de Provence. Além do cultivo da lavanda, eles destilam o óleo essencial e realizam pesquisas da planta aromática e daí fabricam vários produtos. Cosméticos e comestíveis!! Sim!! Tinha biscoitinho de lavanda, açúcar aromatizado, várias ervas e azeites aromáticos. Incrível!!!
Uma das coisas mais gostosas da visita é caminham pelo campo de lavandas e sentir o perfume. Aquele cheiro bom dá uma sensação incrível. Engraçado…… Me lembrei do shampoo que dava banho no meu filho quando ele era pequeno. Todo mundo indicava o shampoo com perfume de lavanda, porque acalmava e dava sensação de conforto. Dá mesmo!!!
Depois fui ler sobre isso é aprendi que o óleo essencial extraído das flores da lavanda são utilizados no mundo todo e que esse óleo tem propriedades terapêuticas e é utilizado como analgésico, antisséptico, bactericida, descongestionante, repelente, sedativo, antidepressivo e hipotensor. Achei o máximo!
Passeamos por entre as plantinhas e pudemos trazer uma muda. Várias estavam à venda, como os produtos fabricados por eles.
Há um café também, bem gostosinho, onde você pode ficar sentado, apreciando a paisagem, sentindo aquele vento cheiroso no rosto e relaxando.
O Lavandário fica na estrada Cunha – Paraty, SP 171, no Km 54,7. Abre de sexta a domingo e feriados, das 10:00 horas até o por do sol. Entrada gratuita.
Mais informações: O LAVANDÁRIO
Fiquei encantada! Lavanda é o meu aroma preferido. Sou apaixonada pelo óleo essencial e todo aquele poder relaxante. Seu post só me inspirou a conhecer o lavandário. Já passei por essa estrada quando estive em Paraty, mas na época as condições eram ruins, apenas carros 4×4. Imagino que já deva ter mudado. Ficaria encantada em poder conhecer as flores e os produtos. Que delícia!
Olá Patrícia, tudo bem? A estrada está ótima até um pouco mais a frente da cachoeira do Mato Limpo, mais para frente da entrada da Pedra da Macela. Tem que ir por Guaratinguetá e a visita é uma delícia!!!! Vá sim e quando for, volte e conte-nos como foi!!!! Um abraço e obrigada pela visita!!!! 🙂