Capa » Destinos de viagem » Brasil » São Paulo » Cunha » Uma volta pelo centro da cidade de Cunha

Uma volta pelo centro da cidade de Cunha

Como chegamos à noite, decidimos logo no primeiro dia, pela manhã, dar uma volta pelo centro da cidade de Cunha. Antes, porém, passamos pelo Lavandário que estava no caminho – já falei dele no post O Lavandário.

Cunha é uma cidade pequena. É uma estância climática que fica no caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro. Na verdade, ela fica numa estrada que acaba em Paraty (estrada ruim após um certo trecho!  Ainda bem que até Cunha ela é ótima – bem sinuosa, mas muito bem sinalizada!!). Está entre a Serra do Mar e a Serra da Bocaina. Aliás, há várias entradas para cachoeiras e lugares incríveis.  Uma dessas entradas leva ao Parque Estadual da Serra do Mar. Todas essas estradas levam a trilhas incríveis. Vi fotos e várias pessoas contando sobre os lugares e achei mesmo, muito legal!  Mas estávamos num final de semana de descanso, mesmo e nosso carro não nos leva a alguns desses lugares por ser muito baixo (quem leu os posts sobre a Serra da Canastra sabe que estou babando por um 4 x 4 😉 ). A cidade é bem rural, cheia de casinhas bucólicas, lugares bonitinhos para se ver e conhecer.

Cunha

Bom, o centro de Cunha é bem pequeno, mas cheio de surpresas. Nos meses de abril e maio, a cidade sedia a Festa do Pinhão, e óbvio que eu me larguei por lá.  Muitos restaurantes servem comidas à base de pinhão nessa época, também e a Praça da matriz vira palco de várias apresentações e é ali mesmo, ladeado a igreja que acontece a Festa e tais apresentações onde se ouve uma boa música clássica, bossa nova, sertaneja, mpb e até rock.

No inverno, no mês de julho há o Festival de Inverno, com shows, músicas, exibições de filmes e apresentações teatrais e de grupos de dança.

Uma curiosidade – Cunha é a cidade do Fusca!!!  Nunca vi tantos Fuscas juntos num lugar só!

Fuscas de Cunha

Bom, dar uma volta no centro de Cunha pode ser sim, um passeio bem gostoso.  A começar pelas delícias que experimentei por lá!!.

Estacionamos nosso carro perto do Mercado Municipal de Cunha (Rua Antonio Luiz Montereiro, 600).  O que ver por lá??  Muita coisa!!  Frutas, verduras fresquinhas há estão na lista, mas há lojas bem diferentes. Uma loja de tudo que você quiser comprar à granel!  Garrafas com feijão e outros grãos ficam penduradas pelas pilastras, abóboras de todos os tamanhos e muitos artigos produzidos por ali mesmo. Panela de ferro? Também tem!!!  Uma loja vende panelas, panelinhas, frigideiras, canecas – tudo em ferro. Bem legal!  Quer botas e chapéus no estilo country? Lá também tem. Achei bem diferente. E se você quiser uma tapioquinha, pode encarar porque tem um cantinho que prepara ótimas tapiocas.

Mercado Municipal de Cunha Fachada
Olha o Fusca!!

Produtos do Mercado Municipal de CunhaOutros Produtos do Mercado Municipal de CunhaTapiocaria no Mercado Municipal de Cunha

Seguindo na mesma rua do mercado, encontrei várias lojinhas de artesanato e roupas, mas uma loja me chamou muito a atenção. A Casa Santo Antônio!!!

Loja de Artesanato em CunhaDivino Espirito Santo de CunhaArtesantato de Cunha

Acho que pelas fotos, posso ficar dispensadas de muitos comentários não é!  A loja vende artesanatos incríveis e ainda não tinha encontrado um divino espírito santo tão lindo e esculpido no jacarandá!  Maravilhoso.  A gente fica com vontade de levar tudo!!!!!!

Nas barraquinhas da festa do pinhão encontrei até pastel de pinhão, além de bolos, doces, pinhão cozido e muita gente com uma prosa boa!

Pinhão cozido CunhaFesta do Pinhão de Cunha

Seguindo ainda nessa rua, você chega nas costas da igreja, onde há um relógio solar (não localizei nenhuma foto dele nos meus arquivos), mas é um objeto bem interessante. Meu filho que tinha construído um há uns dois anos atrás, ficou encantado e aí, do outro lado da rua, vi a Cidinha (Rua João Manoel Rodrigues, 129).  Me lembrei na hora da geléia que tinha comido na pousada naquela manhã. A Ana, dona da pousada, me contou que a melhor geléia de morangos é a dela e eu fui lá conferir.  Além de geléias bem gostosas, a Cidinha vende doces e bolos bem apetitosos!!!! Fizemos mais uma parada por ali e à essa altura já dá para entender que estávamos rolando não é!?!

Doces da Cidinha CunhaGeleias da Cidinha Cunha

Mas a gordice não para né!!!

Continuamos nosso passeio, demos uma entrada na igreja matriz, para conhecê-la e do outro lado da rua vi o Café com Arte – bem famoso nos guias e blogs de viagem e decidimos fazer mais uma paradinha ali, agora para um café!!

Igreja Matriz Cunha
A igreja matriz, totalmente despretenciosa, bem no centro de Cunha.
Restauração Matriz Cunha
Mas por dentro, bem linda e está sendo totalmente restaurada.

Cafe com Arte Cunha

Aprovado!!!  O café estava bem gostoso e otimamente servido!!! E o artesanato desse lugar também é muito bacana!!

Cafe com Arte Cunha artes

E assim terminou nosso passeio pelo centro da cidade.  Demos mais umas voltinhas por lá, conhecemos outras ruas, visitamos uma adega. A Adega Cunha que fica na Rua Alcides Nogueira é muito bacana e está anexa a um restaurantes, que tem ótimos rótulos a um preço bacana. De lá saímos com um delicioso vinho espanhol e um brasileiro que é nosso queridinho.

Adega de Cunha

Há outras atividades na cidade, mas vocês conhecerão nos próximos posts, ok!

Gostou do post? Tem dicas de Cunha?? Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!

 

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

A gastronomia de Cunha

Contei mais de 36 restaurantes fora os cafés e afins que fazem parte da Gastronomia …

2 comentários

  1. Vc que passou por lá vi que gostou, mas eu pergunto vc moraria lá, a cidade encaixa com vc . Estou falando isso porque estou sozinha e estou procurando uma cidade que me ofereça qualidade de vida .pelo que vi o comércio é fraco e a saúde lá tem hospital ou posto de saúde. Cunha é parecido com Conservatório. Obrigada pela atenção

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      Olá Marilisa, tudo bem? Então, não tenho como te dar esse feedback. A cidade é bem pequena e não tenho muitas infomrações acerca da qualidade de vida oferecida lá. Desculpe. Um abraço 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *