Capa » Gastronomia » Bacalhau Frito ao Forno

Bacalhau Frito ao Forno

Essa é a receita – Bacalhau frito ao forno.  Dificil de entender???  Que nada.  Super facil de fazer e fica delicioso.  Olha só!!!!

Eu fiz a receita para o almoço de Páscoa e estavamos em 6 pessoas – a receita deu e sobrou muito – deu para mais uma refeição de 3 pessoas, mas acredito que isso aconteceu porque antes do almoço, fiz uma mesa de petiscos com coisinhas bem gostosas e também, porque eu comprei 300 gramas a mais do recomendados que é 200 gramas por pessoa.

Ingredientes

1,5 kg Lombo de bacalhau (eu uso lombo, porque fica mais saboroso);

1,5 litro de água para aferventar o bacalhau

2 Cebolas grandes descascadas e cortada em rodelas bem finas;

5 dentes de alho descascado cortado bem fininho;

2 Pimentões grandes cortados à juliana – um amarelo e um vermelho;

azeitonas portuguesas à gosto;

8 batatas lavadas e com casca;

sal grosso;

especiarias como alecrim, pimenta do reino branca, orégano e ervas finas;

2 xícaras de arroz cozido;

azeite suficiente para fritar e para colocar nas batatas

Ingredientes preparadosBatatas para o forno

Modo de fazer o Bacalhau Frito ao Forno

Dessalgue o bacalhau por 36 (trinta e seis) horas antes da refeição.  Assim que compro o bacalhar e quando vou dessalgá-lo, eu o lavo e coloco numa vasilha com água gelada e ponho na geladeira.  Troco a água mais umas 5 vezes, sempre colocando água gelada e devolvendo para a geladeira.

As batatas demoram, em média, uma hora e meia para ficarem no ponto necessário e então, você tem que mensurar o quanto antes precisa fazê-las.  Lave-as bem, e sem secar, coloque-as numa assadeira, esfregue o sal grosso nas batatas e coloque um pouco de sal grosso em cima de cada uma, tempere com as especiarias e um fio de azeite. Cubra com papel aluminio e coloque no forno pre aquecido a 180 graus e deixe por, aproximadamente, uma hora e meia.

Dessalgado, eu escorro bem e deixo sair bem a água. À parte, ferver a água e quantdo estiver fervendo, coloque as postas e deixe aferventar (dessa forma, o bacalhau acaba cozinhando um pouco e sai mais o sal que eventualmente tenha ficado) – tirá-lo e deixar escorrer numa peneira grande (cuidado, porque nesse momento os pedaços de lombo podem começar a desmontar e isso não pode acontecer ok 😉  ).

Bacalhau antes e depois da fervura

Depois que o bacalhau escorrer bastante, aqueça azeite suficiente em uma panela, de modo que metade do bacalhau fique imerso nele quando colocado nessa panela. Mergulhe pedaço por pedaço e deixe dourar – vá acrescentando alho durante essa fritura e quando estiver bem torrado, vá tirando junto com o bacalhau e substituindo por pedaços crus. Frite o bacalhau dos dois lados, virando-o com uma escumadeira grande, para que não quebre ao meio.

Terminado, coloque nesse azeite as cebolas e o resto do alho, deixe fritar um pouco e depois acrescente o pimentão. Não deixe o pimentão ficar mole, apenas crocante. Coloque essa mistura num refratário que possa ir ao forno, coloque o bacalhau por cima e coloque as azeitonas portuguesas.

Leve ao forno por, aproximadamente, 20 minutos para que o bacalhau dê uma secada.

As batatas prontas e assadas devem ser apertadas pelo lado de cima, com uma colher bem grande, como se você fosse esmagá-las e depois coloque mais um pouco de azeite.

Bacalhau frito ao forno no fornoBacalhau frito ao forno pronto

Pronto!!!  Agora é só comer com o arroz e a batata e saborear o Bacalhau Frito ao Forno!!!!

Ahhhh  você vai me dizer que essa receita de bacalhau frito ao forno é nada light essa receita….  E eu te digo não, com certeza não é, mas não é também, uma receita que você vai fazer e comer todos os dias né!!  Permita-se!!!!!

Gosta de bacalhau??  Tem alguma receita gostosa?? Conte pra nós!!!

 

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini

Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu……. e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Meus doces preferidos em Orlando

Neste post vou contar pra vocês quais as minhas preferências na terrinha americana – meus …

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *