Capa » Dicas de viagem e Lifestyle » Aplicativos de Celulares Gratuitos para Viajantes

Aplicativos de Celulares Gratuitos para Viajantes

Aplicativos de celulares – você pode se imaginar nos dias de hoje viajando como fazia há 10/15 anos atrás sem eles??? Sem GPS???  Eu nem imagino.  Lembro que quando estávamos na Califórnia em 2000 eu olhava as coisas pela internet e passava caneta amarela (marca texto) no mapa.  Fala sério que coisa mais lá longe hein!!!!

O GPS veio para fazer bonito e resolveu a vida de muita gente.

Agora temos os aplicativos para celulares. Claro que para usar muitos deles, você precisa estar on line.  Alguns mapas e guias de cidades são off line, quer dizer, você pode estar desconectado com uma rede wi-fi ou 3/4G, mas a maioria precisa.

Existem aplicativos de vários tipos – mapas, guias, lojas, restaurantes, descontos, hospedagem, malha aérea.  Sim, tudo isso e muito mais…..

Este post será apenas um petisco, perto de tudo aquilo que tem na lojinha de aplicativos dos seus dispositivos eletrônicos. Serão dicas para quem possui IPhone, IPad, Ipod e Android. Muitos deles estão disponíveis apenas em inglês, mas a maioria é muito fácil de entender, principalmente aqueles que te ajudam com contas, rotas, câmbio.

Bom, vamos aos fatos.  Se você estiver conectado a rede de data, excelente!!!  Você pode saber mais sobre isso no post Usando Chip de Celular – esse chip te conecta em mais de 140 (cento e quarenta) países por esse mundo à fora!!!!  É excelente!!!

Digo que estar on line é de grande valia, porque se assim for, dá para sair sem nada nas mãos – guias, mapas, etc.

Cada viagem tem seu foco. Conhecer uma cidade, museus, parques, compras, comer bem…….

Quais os aplicativos de celulares que uso ou usei??

Muitos!!!!!

Tradução

O mais importe e não largo dele para viagens internacionais é o Google Translator. Ele é um dos mais úteis na hora do aperto. Rapidinho te dá a tradução e te ajuda.

World Lens – também muito bom! É só aproximar a câmera do celular do que você quer traduzir e bingo!!!  Está lá sua tradução!

Speak & Translate é um dos mais incríveis!  Ele além de detectar o idioma e traduzir, ele grava a sua voz e traduz para a língua que você precisa falar.  Agora, já sei que posso ir a qualquer lugar do mundo!!!  😉

Hoje em dia, em alguns aplicativos de celulares, você pode, inclusive, dar suas opiniões sobre locais, como o Foursquare, o TripAdvisor e o Minube (existem outros, ok!).

No primeiro deles, por exemplo, se quando você chegar num destino fizer o check in, automaticamente aparecem todas as informações e dicas daquele lugar.  Bem bacana mesmo.

Localização

Não fique perdido!!  O Waze é um dos aplicativos on line mais utilizado para encontrar o melhor caminho e te levar onde você quiser ir. O Here funciona off line e você só precisa da internet para baixar o mapa do local. Depois, ele te leva onde você quiser, sem nenhuma conexão.  Eu já usei e amei!!!!

Se você está em NY, Londres, las Vegas, e Orlando e está querendo ver um espetáculo daqueles bem bacana, super produzidos ou ir a uma atração da cidade e quer um ingresso com um desconto???

Também tem aplicativo para isso – o Broadway Box Discounts. Nele, você pode encontrar tickets com até 60% de desconto.

Ainda em NY? Tem aplicativo para o metrô também.  Aliás, tem vários aplicativos para usar no metrô daquela cidade, mas um dos melhores e aplicativos de celulares gratuitos é o New York Subway Map – mapa oficial e licenciado do metrô de NY, localização da estação mais próxima do ponto aonde está,  acompanhamento em tempo real das rotas e estações, planeja e calcula rotas.

Em Londres, use London Tub Map, e o Travel Guide do Guide Pal.   O London Tub foi meu companheiro de todos os momentos nos dias em que estive na cidade.

Para metrôs, um dos melhores e mais completos é o MetrO.  Ele abrange os mapas do metrô de 400 (quatrocentas) cidades pelo mundo, inclusive no Brasil.

Conversão de Moedas

E toda vez que você vai fazer um câmbio, trocar dinheiro fica com aquela dúvida enorme sobre os valores? Uma cotação rápida, pode ser obtida em várias moedas!!!! Uma calculadora grátis nos aplicativos XE Currency e Currency Converter Xe te ajuda a ficar com uma sensação melhor!!!!!

Viagens – Passagens e voos

Conhece o Skyscanner???  Ele é um buscador de passagens aáreas promocionais – vôos baratos por todo o mundo.  Ele busca e classifica passagens aéreas por preço, filtra por cia aérea ou horário de decolagem e as cidades mais baratas, saindo do aeroporto mais próximo a você!!!  Doido isso né não!?

E por falar em vôo – se você quiser consultar horários de chegadas e partidas, cancelamentos (em 50 aeroportos brasileiros), condições climáticas e guia de passageiros, use o Infraero Voos On Line. Para vôos internacionais, utilizo, sempre o Flight Track.

Para aplicativos que buscam passagens aéreas, use, também, o Google Flights, o Voopter e o Kayak.  Eles ajudam muito a localizar a melhor oferta.

Onde eu vou no avião?

Comprou a passagem e quer saber qual o melhor assento?  Janela ou corredor? O Seat Gru promete, assim que você insere as informações sobre o seu vôo, te dizer qual a melhor localização para você viajar. Mas calma!!!  Ele ainda não informa sobre o passageiro ao seu lado, se ele ronca ou se vai dormir no seu ombro ok! 😉

Hoteis

Já achou a passagem pelo aplicativo aí de cima e não sabe onde vai ficar???  o Hotel Tonight te ajuda.  Ele ainda te dá a dica certa – melhores preços e melhores hoteis.  Como quarto de hotel passando a noite vazio é prejuízo certo, ele acha o que tem de melhor pra você.

Todo mundo se programa para viajar, é claro, mas ele tem tantas oportunidades, que num primeiro teste você vai ficar espantado. Ele tem cobertura para várias cidades dos Estados Unidos, Europa, Canadá e Reino Unido.

Daí tem milhares de outros como o Booking, Decolar…..

Como calculo a TIP?

E toda vez que vem a conta na mesa e a gorjeta não está incluída – a famosa TIP – você fica lá fazendo conta, não é mesmo?? Então, não precisa mais, os aplicativos de celulares Tip Calculator ou o CheckPlease Lite fazem isso por você!!

Presente diferente

Gosta de mandar postais?? O PostGram promete mandar cartões postais a um custo de US$0,99 cada, com as suas melhores fotos. O aplicativo é gratuito, mas o uso é pago.

Tá programando a viagem para Orlando e vai visitar os parques?? Planejar é a alma do negócio, ainda mais quando se fala numa cidade com tanta programação quanto essa.  Algumas pessoas dizem que ao apagar dos parques, a vida da cidade também se apaga.  Enganados estão!!!!  Orlando tem muito mais que parques temáticos e compras.  Orlando tem vida!!!!!

Se você jogar na busca das lojinhas de aplicativos a palavra Orlando, tem inúmeras opções, ok.  Escolha a que mais lhe convêm!!! Alí aparecem nas versões português e inglês um monte de opções, desde GPS, revistas, guias, jornais, periódicos, cupons de desconto, culinária e os que vou falar agora, que são os aplicativos dos parques.

E como não poderia faltar aqui no post……

Em Orlando

Visit Orlando – tudo o que rola na cidade e mais um pouco. Onde se hospedar, onde comer, onde ir…..  O aplicativo tem tudo e todas as notícias mais atualizadas da cidade.  É excelente.

Para os parques Disney, o must é usar o My Disney Experience que é um aplicativo com acesso aos mapas dos parques, horários de apresentações e desfiles, tempo de fila nas atrações, photopass, marcar seus FastPass, reservas de restaurantes e muito mais.

Há outros aplicativos de celulares bem legais e um deles é o WDW Hours, que é bem preciso no que diz respeito a horários de atrações e tempo de espera.

O aplicativo para os parques da Universal Studios também traz o tempo estimado das filas das atrações e nele você pode contribuir, quando estiver em frente a uma atração, colocando o tempo no aplicativo e ajudando aos demais, atualizando a lista. Quando abrir o aplicativo, você visualiza os dois parques, com os horários de funcionamento daquele dia.

Estou testando alguns aplicativos e logo, logo, teremos mais atualizações nesse post! Estou utilizando aplicativos de alguns restaurantes e estou adorando. O do Olive Garden é bom demais!!!!

Alguns desses aplicativos de celulares tem versão apenas para os smartphones e então, procure nos seus dispositivos, ok!

Gostou do post?? Tem alguma dica?? Deixe um comentário e vamos dar vida ao blog!!!!

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, onde vive, mãe, esposa, funcionária pública, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Hospedagem barata em Nova Iorque – Best Western Herald Square

Encontrar hospedagem barata em Nova Iorque não é uma tarefa fácil.  Ainda mais quando você …

6 comentários

  1. Olá!
    Dá uma ajuda? Acha que é dificil chegar do aeroporto até a Internacional Drive a noite e sem GPS?

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      Alessandra, não é tão difícil assim, porque lá é tudo muito bem sinalizado. O que você pode fazer é levar um “to do” do google maps, que tal?? Um beijo

  2. Gostei muito das informações mas gostaria de dicas sobre Portugal.
    Bjs

  3. Aline Mendonca

    Olá Debora, estou adorando ler o seu blog.
    Irei para Disney em Agosto e pelas minhas pesquisas descobri o Orlando Discount Card: Eat and Play, sabe se vale a pena?
    Obrigada!

    Bjs
    Aline

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      Oi Aline tudo bem? Eu nunca experimentei esse Eat and Play, apenas o Dine 4 Less. Para saber se vale à pena ou não, você deve avaliar quais os restaurantes que fazem parte das promoções e ver quantos dias você terá livres ou que poderá visitá-los, para, realmente fazer as contas….. É meio quebra cabeças, mas muitas vezes, o desconto vale muito sim! Espero ter ajudado e obrigada pela visita!!! Um abraço e boa viagem. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *