Capa » Dicas de viagem e Lifestyle » Motorhome da Cruise America em Kissimmee

Motorhome da Cruise America em Kissimmee

Em julho de 2017 nós fizemos uma viagem num motorhome da Cruise America de Kissimmee, na Flórida. Eu já contei sobre essa road trip no post Road Trip de Motorhome pela Flórida.

Decidimos meio em cima da hora e não havia muita disponibilidade o que nos fez pegar um dos maiores motorhomes, de 30 pés, mais de 9 metros de comprimento.  A idéia era pegar um de 25 pés, mas todos estavam alugados.

motorhome cruise america
Nosso Motorhome da Cruise America de 30 pés

Informações importantes

Preferencialmente, é melhor fazer a reserva do motorhome no próprio site da Cruise America, assim, você garnte a sua reserva e ali mesmo, já conhece todos os custos inerentes a essa locação.

No momento da locação, além de você poder escolher o modelo que mais se adequa às suas necessidades, tamanho e budget, você tem a opção de escolher tudo o que precisar para utilizar durante a sua viagem como sem lençois, toalhas de banho e artigos para cozinha.  Tudo isso pode ser alugado na empresa, pois são kits pessoais pagos à parte, onde vem roupas de cama, de banho, travesseiros, coberta, pratos, talheres, copos, xícaras, panelas e utensilios de cozinha.

Algumas pessoas preferem alugar o motorhome e comprar essas coisas num supermercado próximo. Vale à pena? Pode valer à pena se você comprar coisas para levar embora para sua casa, como roupas de cama e banho, mas isso é uma avaliação pessoal.

Tem que optar, também, se vai entregar o motorhome com o esgoto cheio ou vazio (sim, isso é cobrado) e também sobre o gás propano que cuida do gás do fogão e aquecimento da água do banho, que você pode deixar pago adiantado sobre o uso.  Tudo que não for utilizado é devolvido.

No dia da retirada do motorhome, assim que todos os papéis são preenchidos, eles passam um filme sobre o funcionamento geral do carro e na hora da entrega, nos mostram as mangueiras da esgoto, de água limpa, tomadas, compartimentos externos e como devem ser utilizados.

Ah, dá para alugar, também, mesas e cadeiras para churrasco, pic nic….

Tudo explicado? Alguma dúvida? Não!!!  Saímos rápido, sem olhar muito mais, pois o motorhome encontrava-se desligado e  embaixo de um sol tremendo e dentro dele, um forno e, assim, mau deu para olharmos o estado geral por dentro, mas fui avisada que se entregasse o motorhome sujo, teria que pagar pela limpeza.

Quando cheguei em casa, eu vi o real estado do motorhome – tinha muita areia no chão, os bancos da mesa e o sofá pareciam sujos e engordurados, sujeira de comida (migalhas) dentro dos armários e a geladeira tinha sabão no freezer, o que me tomou tempo no momento da nossa saída, pois fiz uma limpeza, enquanto meu marido carregava o carro com os nossos pertences.

Então, sempre que forem alugar um motorhome, deem uma olhada por dentro, para ver o estado geral do carro.

Confesso, que nas primeiras 5 milhas de trajeto eu ainda estava trabalhando, mesmo depois do incidente no Publix (contei sobre isso no post – Road Trip de Motorhome pela Flórida).

Eu  decidi não alugar os kits pessoais. Peguei tudo em casa mesmo. Levamos, também, mesa e cadeiras de camping, churrasqueira portátil e alguns outros utensílios.

Funcionamento do Motorhome

O funcionamento do motorhome é muito simples, parece um bicho de sete cabeças, mas não é!  Eu mesma nunca pensei em viajar num deles e agora, queremos viajar mais.

Basicamente, você precisa saber acoplar a mangueira do esgoto nos lugares certos e soltar as aguas gray e black da forma correta. Fazendo isso, não passará por nenhum perrengue. A mangueira da água é simples e a eletricidade também. Nada que nunca tenhamos feito na vida.

Soltando as águas do motorhome numa das estações de esgoto. No primeiro camping que paramos, a estação de esgoto era separada do estacionamento

As águas são assim classificadas para água gray – pias e box e água black, a da bacia. Após acoplar a mangueira do esgoto, solta-se primeiro a água suja e após a água limpa, pois assim, elimina-se qualquer resíduo da água suja dessa mangueira 😉 .

Painel de controle e dos níveis de agua suja, água limpa, propano, bateria e liga de desliga do ar e do gerador
Testando os níveis de agua do nosso Motorhome

Simples a leitura do quadro acima – ao acionar o botão de testar os niveis – você vê o quanto de cada coisa há no seu motorhome. Se o compartimento de agua “gray”estiver cheio, logo você vai sentir a agua subindo enquanto toma banho. Tenho que confessar que não deixei nada ficar cheio……. Idem para a agua black.

Fresh water é a agua que você usa para encher os compartimentos para banho, descarga e usar na pia. Eu não usei essa água para beber em nenhum momento e também não aconselho.

Os demais medidores são de bateria e a quantidade de gas existente no bujão.

O on e off são para manter ligados os aparelhos internos, ar condicionado e o start/ stop é para o gerador.

O gerador mantém o ar condicionado e a eletricidade do motorhome, caso você esteja em algum lugar que não tenha conexão elétrica.

Outra coisa importante, quando for procurar um camping é procurar os sites (locais de estacionamento) full hook up – isso quer dizer – com energia elétrica, esgosto (sewer) e água.

Já nos programamos para a próxima viagem que seria logo, mas perdemos a vaga no camping que escolhemos e estamos deixando para faze-la depois do verão americano. As melhores vagas, nos melhores campings, acabam muito rapidamente.

Como é o motorhome da Cruise America

O nosso motorhome da Cruise America não estava em muitos boas condições como já descrevi.  Ele estava um pouco sujo e notei que tanto os bancos da mesa de refeições quando o do sofá cama estavam meio engordurados e sujos. Isso realmente não achei legal.

Mesa que se torna uma cama de solteiro. Nessa foto, dá para ver um puco como estavam as almofadas dessa mesa. Pareciam engorduradas

A cabine  é bem confortável. Você dirige um Ford E 450 – bem grande. Os bancos são confortáveis, há espaço para colocar vários equipamentos, bolsões, porta copos e saídas USB para carregamento de telefones, GPS, equipado com rádio CD.

O nosso motorhome estava bem desbalanceado, pulava e fazia muito barulho, pois os vidros trepidavam muito.  Isso foi logo resolvido, no segundo dia de viagem, um dos pneus traseiros estourou na estrada. Fez um barulho horrível, mas como ainda dava para continuar na estrada, paramos na primeira rest area que encontramos.

Esses lugares “rest area” são comuns nas estradas americanas. Nele você encontra telefone, banheiros, máquinas de refrigerante, salgadinhos e lugares para estacionar se for necessário.

Após pararmos, ligamos para a Cruise America e em 30 minutos chegou o socorro. Ele trocou o pneu rapidinho e seguimos viagem. Depois disso, o motorhome parou com os barulhos nos vidros e não chacoalhava tanto.

Socorro chegou para trocar o pneu
Olha o estado do pneu estourado

Tinhamos um sofá para 3 pessoas que virava uma cama de casal. A mesa com bancos para quatro lugares, onde se formava mais uma cama. Em cima da cabine, mais uma cama para 2 pessoas e um quarto com uma cama queen size.

Sofá cama

Como estavamos em 3 pessoas, não precisamos desmontar a mesa e nem o sofá. Utilizamos, apenas a cama de cima da cabine e a cama do fundo.

A cozinha tinha pia, geladeira com freezer, forno de microondas e fogão. Havia, também, vários compartimentos para guarda de mantimentos e outros objetos.

Nossa mesa de refeições. Nessa foto dá para ver melhor o estado dos bancos (deu para perceber que eu fiquei meio indignada….)
Nossa cozinha, com pia, microondas, fogão e vários armários e gavetas
A geladeira com freezer separado

 

Entre a cozinha e o quarto, ficavam o box e o banheiro. De um lado o box, com chuveiro e do outro, uma pia pequena, bacia e mais armários. Ficava tudo muito organizado.

Nosso box, onde tinha o chuveiro
Espaço interno do box
Banheiro com pia, espelho e bacia

O quarto tem uma cama queen size e armários para guarda de roupas.

Quarto com cama queen size

Há janelas e escotilhas de ventilação em todos os compartimentos do motorhome que também conta com ar condicionado e aquecimento.

O ar condicionado funciona com o gerador ou ligado na tomada do camping e mais uma coisa ruim – o barulho do ar condicionado do nosso motorhome era ensurdecedor a noite toda.

Vista da parte da frente do Motorhome da Cruise America
Vista da parte traseira do Motorhome da Cruise America

Vocês não verão fotos da cama que fica em cima da cabine do motorista. Sempre estava uma bagunça e eu esqueci de tirar fotos

Em todos os lugares há tomadas elétricas.

Não sei se era o estado dos carros que não estava nada bom (nenhum dos dois que estavam nessa mesma viagem) e no final da viagem, no domingo, o ar condionado do carro do nosso amigo pifou e eles viajaram quatro horas no calor.

Não havia manutenção naquele dia. Uma outra coisa que nos deixou decepcionados, pois o nosso socorro chegou rapidinho, mas do nosso companheiro de viagem falhou. Quando chegamos no Fort Wilderness, ligado na tomada, o ar condicionado funcionou. Acreditamos que era algo com o gerador.

Quando devolvemos o motorhome da Cruise America, tinhamos direito à devolução de valores pagos como caução – do esgoto e do propano, que só foram devolvidos porque nós arguimos a atendente.

Isso foi outra coisa que nos deixou incomodados – não sei se é essa loja especificamente, pois vários outros colegas já alugaram motorhome da Cruise America pelos Estados Unidos e nunca li relatos sobre isso. A falta de atenção do atendente com o cliente, tanto na entrega do carro –  quando entregou o kit de boas vindas para nosso companheiro de viagem e para nós não entregou nada, quando na devolução do carro – quando não realizou a devolução sem que fosse solicitado.

Esse kit de boas vindas tinha um papel higiênico, um produto para jogar na bacia, que facilita o desague da “agua suja”, caixa de fósforos e alguma outra coisa que não me lembro. Não que tenha feito a diferença, mas observo todas essas condutas.

Nossa experiência? Foi boa, porém os pontos negativos que citamos foram, inclusive, passados para a empresa e esperamos que numa próxima oportunidade, possamos ter um motorhome melhor à nossa disposição.

Mesmo assim, eu indico a locação com a empresa, pois pode ser que eu tenha tido um pouco de azar, por conta da alta temporada.

Estamos preparados para nossa próxima aventura de motorhome!!! Em breve!!!

No blog Felipe, o Pequeno Viajante, além de ter muitos posts sobre viagens de motorhome, tours por dentro deles e os custos inerentes ao aluguel do motorhome, o post Como Funciona o Esgoto do Motorhome, explica direitinho como funciona e com vídeos!!!

Para alugar um motorhome da Cruise America, clique AQUI

 

 

Sobre Debora Godoy Segnini

Debora Godoy Segnini
Nascida em São Paulo, atualmente morando nos Estados Unidos, é mãe, esposa, funcionária pública em trabalho remoto, editora deste blog, viajante, até na maionese, adora viajar, vinhos, cozinhar, restaurantes, livros, passear, sol, chuva, doce, salgado, montanha russa, museu....... e no blog retrata as viagens da família, do casal e da vida!!!! Tudo aquilo que mais Gosta e Pronto!!!!

Confira

Como alugar um Motorhome

Neste post eu vou explicar como alugar um motorhome nas empresas que já aluguei aqui …

2 comentários

  1. SILVIA APARECIDA SPONDA TRIBONI

    Debora, excelente post!
    Imagino que deve ter sido uma aventura à parte, não é?! Mas nada como ter a experiência prévia antes de partir para uma nova trip em um motorhome. Bjo

    • Debora Godoy Segnini
      Debora Godoy Segnini

      Oi Silvia, que bom ter você por aqui! Sim, viajar de motorhome é muito legal! Uma aventura e teremos mais durante esse ano de 2018!!!! Um bj 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *